Banca de QUALIFICAÇÃO: SILVIA HELENA DE CASTRO BESSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SILVIA HELENA DE CASTRO BESSA
DATA : 04/08/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de defesa PPGE CAPF
TÍTULO:

O ENSINO DE GEOGRAFIA NA EJA EM PAU DOS FERROS (RN): UM OLHAR PARA O TRABALHADOR (A) SOB A PERSPECTIVA LIBERTADORA FREIREANA

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Geografia, Eja, Edocação libertadora freireana


PÁGINAS: 75
RESUMO:

Este estudo é voltado para o Ensino de Geografia na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Munícipio de Pau dos Ferros, do Estado do Rio Grande do Norte (RN), onde desenvolveremos um olhar para o trabalhador (a) sobre a perspectiva libertadora Freiriana, fortificando a importância da vocação para o Ser mais a partir de um ensino de Geografia na EJA que liberte o educando para pensar, para a autorreflexão e a intencionalidade frente à realidade; Pimenta; Ghedin (2012), não perpetuando em sala de aula um Professor (a) com uma postura opressora frente a sua docência, pois é nesse espaço de sala de aula que encontramos educandos que desistiram dos seus estudos, sejam por motivos pessoais ou profissionais, e retornam com possíveis dificuldades que são particulares de cada um. Temos como objetivo geral analisar o ensino de Geografia na EJA, em uma Escola da rede pública Estadual no munícipio de Pau dos Ferros no 5º período, que equivale ao 8º e 9º ano do ensino fundamental II, tendo como questão norteadora se e como o professor ou professora da disciplina de Geografia desenvolve no trabalhador e na trabalhadora da (EJA), a criticidade e reflexão ao abordar os conteúdos de Geografia em sala de aula, e como hipótese identificar se o trabalhador (a) que é matriculado está nessa modalidade porque ou trabalha no período do dia e essa é a única forma de concluir o ensino fundamental, ou a idade não permiti que frequente o ensino regular, por conta que em algum momento da vida desistiu dos estudos e desse modo pela metodologia que será utilizada, sendo o estudo de caso descritivo e exploratório de abordagem qualitativa, utilizando os procedimentos técnicos o levantamento bibliográfico como Freire (1987), Freire (2015), Cavalcanti ( 2013), Brasil (2021), Gil (2011) e a observação direta, sistemática e participante no campo de estudo, utilizando o diário de observação, a entrevista não-estruturada, questionário, formulário e a oficina  pedagógica  para a busca de alcançar os objetivos específicos, pois compreendemos que pela disciplina de Geografia é possível despertar um ensino reflexivo e crítico a partir dos conteúdos abordados em sala de aula, considerando aspectos da realidade do trabalhador e da trabalhadora, associando aos conteúdos curriculares, e assim propondo um ensino de Geografia para a modalidade, pautado nos conteúdos curriculares da Geografia e dos saberes populares que são discutidos por Freire (2015) advindo das experiências do trabalhador (a) ao longo de sua vida.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 12912 - MARIA ROBERTA DE ALENCAR OLIVEIRA
Presidente - 5349 - ROSALVO NOBRE CARNEIRO
Interna - 3329 - SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 25/07/2023 08:29
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern