Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE AUGUSTO MARQUES DE FREITAS

DISCENTE : FELIPE AUGUSTO MARQUES DE FREITAS
DATA : 02/08/2023
LOCAL: UFERSA

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO (LD) DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS: PERCEPÇÃO E IMPACTOS NO NOVO ENSINO MÉDIO

Ensino Médio. Livro Didático. Prática Docente

Os livros didáticos (LD) desempenham um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, sendo instrumentos mediadores da prática educativa. Embora a crescente utilização de tecnologias educacionais seja uma realidade, os LDs ainda são os recursos didáticos mais utilizados. No entanto, a implementação do novo Ensino Médio (EM), conforme estabelecido pela Lei nº 13.415/2017, tem gerado preocupações em relação aos possíveis efeitos negativos na educação brasileira. As mudanças advindas dessa Lei resultaram em novas diretrizes, com alterações nos parâmetros curriculares e na configuração dos materiais didáticos, que são refletidos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), desempenhando um papel crucial na produção dos recursos educacionais. Nesse contexto, torna-se necessário refletir sobre o cenário educacional atual, no qual as ciências são abordadas de forma integrada, e compreender qual é a percepção dos professores em relação a esse novo cenário do EM e quais são os decorrentes. O objetivo desta pesquisa portanto é apresentar os impactos do novo EM por meio da análise de uma coleção de Livros Didáticos de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2021) a partir da percepção docente e sua estrutura evidenciando os entraves para o ensino e aprendizado. Para isso, foi adotada uma abordagem quanti-qualitativa, utilizando recursos documentais, análise bibliográfica e um diálogo por meio de um questionário semiestruturado trabalhado com os professores. De acordo com os resultados da pesquisa, constata-se que o novo EM pode acarretar prejuízos na formação dos alunos. Essa constatação se baseia no fato de que a nova estrutura curricular não é capaz de fornecer uma formação equitativa para todos os estudantes. A falta de uniformidade na oferta de disciplinas por itinerários formativos e na abordagem dos conteúdos nas diferentes áreas de conhecimento pode resultar em disparidades no processo educativo. Essas disparidades podem gerar desigualdades na formação dos alunos, uma vez que alguns estudantes podem ter acesso a um conjunto mais amplo de disciplinas e conteúdos, enquanto outros podem ficar restritos a um conjunto mais limitado de opções. Isso pode comprometer a formação integral, bem como o desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para seu futuro acadêmico e profissional. Essa impressão ainda pode ser observada a partir da análise dos materiais didáticos, o caso dos LDs aprovados pelo PNLD 2021. Para análise desse material considerou a observação de aspetos pedagógicos e metodológicos contemplando recursos teórico, visual e didático/pedagógico. Ao examinar o material didático da editora FTD, aprovado pelo PNLD 2021, por exemplo, observa-se uma redução de conteúdo, falta de uma sequência lógica dos temas abordados e conexão com a realidade social dos alunos. Além disso, foi identificada há ausência de uma abordagem interdisciplinar clara entre as disciplinas de Biologia, Física e Química, comprometendo-se a proposta do novo EM de promover uma integração entre as ciências. Outro ponto que merece atenção é a falta de ênfase nas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), que são ferramentas essenciais na educação atual. A incorporação adequada dessas tecnologias nos materiais didáticos poderia enriquecer e atualizar o processo de ensino, tornando-o mais dinâmico com as demandas contemporâneas. Em resumo, os resultados da análise indicam que ainda há muito a ser feito para alcançar um ensino e aprendizado de qualidade, que atenda de forma abrangente à população, levando em consideração suas diversas realidades sociais e culturais. É essencial que as políticas educacionais sejam continuamente aprimoradas, garantindo recursos igualitários, valorizando os professores e criando um ambiente de aprendizado enriquecedor e estimulante para todos os alunos. Somente assim será possível promover uma educação de qualidade que prepare os alunos para os desafios do mundo atual.

Presidente - 049.657.054-40 - KYTERIA SABINA LOPES DE FIGUEREDO - UFERSA
Interna - 3334 - MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA