Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA ANDREA NOGUEIRA DE SOUZA

DISCENTE : MARIA ANDREA NOGUEIRA DE SOUZA
DATA : 09/08/2023
LOCAL: UERN- Campus de Pau Dos Ferros

A prática pedagógica do professor da Educação Infantil: reflexões sobre o uso da televisão como instrumento pedagógico

Práticas pedagógicas; Educação Infantil; O uso da televisão

Esta pesquisa investiga a pratica pedagógica do professor da Educação Infantil  e o uso da televisão como instrumento pedagógico na sala de aula. Para tanto busca responder as seguintes questões: Como se dá a prática pedagógica do professor da Educação Infantil mediante o uso da televisão como instrumento pedagógico? Quais saberes podem ser ressignificados, sobre o uso da televisão como instrumento pedagógico, a partir de um processo de reflexão e colaboração sobre a prática? Posto isso, a pesquisa foi organizada com o objetivo de compreender a prática pedagógica do professor da Educação Infantil mediante o uso da televisão como instrumento pedagógico, na  perspectiva de ressignificação da prática através do processo de reflexão e colaboração. Quanto ao referencial teórico-metodológico fundamenta-se na abordagem da pesquisa qualitativa, no método dialético e quanto ao tipo na pesquisa colaborativa. O lócus da pesquisa será em uma escola pública da rede municipal de ensino, no município de São Miguel-RN. No que se refere aos procedimentos,  orienta-se pelo ciclo reflexivo de Smyth (1991a, 1991b), considerando as seguintes etapas: Descrição; informação; confrontação e reconstrução, que subsidiará a análise das narrativas de práticas das professoras, mediante um processo reflexivo e formativo. Os resultados dos estudos teóricos desenvolvidos apresentam a necessidade de práticas pedagógicas mediadas, articuladas e reflexivas para potencializar o processo de ensino e aprendizagem das crianças, aliadas ao uso de instrumentos tecnológicos e pedagógicos, como a televisão, que despertem o interesse e respeite os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, bem como os campos de experiências da Educação Infantil. Nesse sentido, percebe-se a importância da compreensão das professoras quanto aos sentidos e significados da própria prática pedagógica, e ainda da possibilidade de ressignificação.

Presidente - 1833 - DÉBORA MARIA DO NASCIMENTO
Interna - 6133 - MARIA IONE DA SILVA