Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA JUCIANA PEREIRA DE OLIVEIRA GOMES

DISCENTE : MARIA JUCIANA PEREIRA DE OLIVEIRA GOMES
DATA : 09/08/2023
LOCAL: UFERSA

ESTRATÉGIAS DIDÁTICA PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL A PARTIR DE PRÁTICAS EDUCACIONAIS

Educação Ambiental; materiais didáticos; ensino fundamental; interdisciplinaridade

As atitudes humanas têm provocado grandes impactos ambientais, em decorrência do aumento do consumo dos recursos naturais. A Educação Ambiental (EA) coloca-se como instrumento básico para minimizar os problemas socioambientais, ao sensibilizar o ser humano sobre as consequências da exploração desenfreada dos recursos naturais. No Brasil, a EA está regulamentada por meio de leis, que determinam seu caráter interdisciplinar e transversal. Entretanto, nem todos os professores conhecem a proposta da transversalidade, e os que conhecem, não são todos que se dispõe a trabalhar nessa perspectiva, tendo em vista, que muitos professores não tiveram a oportunidade de uma formação inicial ou continuada que abordasse a temática de EA, permanecendo a lacuna que é proposto pelos documentos norteadores da educação para trabalhar a EA. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo desenvolver estratégias de ensino por meio da elaboração de materiais didáticos para a implementação de EA. A pesquisa buscou aspectos relevante da realidade, centrado na compreensão e explicação da dinâmica social, nesse contexto, apresenta-se com uma abordagem qualitativa. Para tanto, o procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa participativa realizando uma intervenção na Escola Estadual Padre Bernardino Fernandes, inicialmente com os professores que lecionam as disciplinas curriculares do 6º ao 9º ano de Marcelino Vieira-RN, posteriormente, foi trabalhado, de forma parcial, com os alunos de uma turma de 8º ano. Para a coleta dos dados foi realizado os seguintes procedimentos: questionário semiestruturado para identificar as percepções dos professores sobre os desafios em trabalhar a EA; Nuvens de palavras para diagnosticar os conhecimentos prévio dos alunos. Além dessas técnicas, a observação participativa fará parte da coleta de dados da pesquisa, mas até o momento não foi realizada, em virtude de alguns materiais didáticos, como: revista de atividades de EA, cartilha conceitual, jogo da memória terem sido elaboração, porém, não aplicado. Além disso, integrará aos materiais didáticos a construção de uma maquete de forma coletiva e interativa em sala de aula. Ao final da aplicação e construção de cada material será realizado uma avaliação, com intuito de verificar o desempenho e a anuência dos alunos em relação ao uso dos materiais. Para a análise dos resultados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin. De acordo com os resultados parciais, constatou-se que os professores compreendem a importância de desenvolver atividades de EA no contexto escolar, porém 80% do público pesquisado, trabalham a EA somente, por meio de projetos, feira de ciências ou datas comemorativas, comprometendo a função estabelecida pelos documentos norteadores da educação, os quais estabelece que a EA deve ser trabalhada de forma contínua, permanente, integrada e interdisciplinar, permitindo que os alunos adquiram conhecimentos, habilidades e valores necessários para enfrentar os desafios ambientais. Dentre os desafios elencados pelos professores está a carência de formação inicial e/ou continuada, bem como, a falta de materiais adequado para trabalhar a temática, tal como, o tempo para preparar aulas e construir materiais. Em relação aos alunos, percebeu-se que a maior parte teve contato com a EA em algum momento da sua vida estudantil, assim, demonstraram entendimento sobre os problemas ambientais, por conseguinte, evidenciaram interesse em desenvolver e participar de atividade práticas de EA. Ao término do desenvolvimento da pesquisa espera- se que os materiais elaborados possam contribuir com os professores como estratégias metodológica e com os alunos almeja-se que, esses, possam compreender a importância de que pequenas atitudes podem gerar grandes ações.

Presidente - 049.657.054-40 - KYTERIA SABINA LOPES DE FIGUEREDO - UFERSA
Interna - 3329 - SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS