OS SABERES DOCENTES E O USO DO FILME COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Saberes docentes. Filmes. Ensino de Geografia. Aulas significativas.
Esta pesquisa objetiva analisar os saberes docentes e o uso do filme como recurso didático nas aulas de Geografia no Ensino Fundamental II. Para tanto, de modo específico: i) registrar os saberes docentes no ensino fundamental II; ii) descrever o emprego de filmes como recursos didáticos na educação; iii) analisar o emprego de filmes no ensino de Geografia; e iv) desenvolver uma proposta metodológica no ensino fundamental II com uso de filmes para trabalhar temáticas da Geografia. O caminho metodológico da pesquisa tem embasamento na investigação epistemológica sobre os saberes docentes e o uso de filmes, mediante contribuição de autores que debatem a temática, a saber: Imbernón (2006), Pimenta (1999), Macedo (2020), Tardif (2011), bem como Barbosa (2010), Messias (2019), Montovani, Costa (2017), dentre outros que tratam do recurso filme. Ademais, a pesquisa se caracteriza como sendo qualitativa, de cunho investigativo, do tipo exploratória e descritiva, com aplicação de um estudo de caso numa turma de 7º ano de ensino regular. Os instrumentos utilizados para coleta de dados são diário de campo e entrevista semiestruturada, com proposta metodológica de apresentar filmes que trabalhem temas da Geografia, intencionando tornar as aulas mais dinâmicas, prazerosas e relacionadas à realidade dos alunos. A realização da pesquisa acontecerá por fases, a saber: leitura do referencial teórico, observação, aplicação da entrevista e análise dos dados – buscando investigar quais saberes docentes são construídos e aplicados em sala de aula, com a utilização de filmes para trabalhar temáticas da Geografia. Como resultados, entende-se que os saberes docentes são homogêneos e diversificados, de modo que o professor tem a possibilidade de inovar em sala de aula, tornando as aulas mais significativas para os alunos. Em suma, o uso de filmes pode proporcionar aulas dinamizadas e contribuir para a formação de indivíduos críticos, reflexivos, atuantes, com competências e habilidades e prontos para a sociedade contemporânea, entendendo as transformações no espaço enquanto sujeito transformante e transformador.