Banca de QUALIFICAÇÃO: LETICIA SANTOS FERNANDES

DISCENTE : LETICIA SANTOS FERNANDES
DATA : 17/08/2023

LITERATURA INFANTIL NEGRA NA ESCOLA: POR UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

LITERATURA NEGRA, QUESTÕES ÉTNICO-RACIAIS, EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA, LITERATURA INFANTIL.

O presente projeto articula uma discussão acerca da importância da leitura literária dentro do contexto de sala de aula em relação a temática que envolve as questões étnicos raciais para uma educação antirracista. Objetiva investigar de que forma a literatura infantil voltada para as questões étnico-raciais pode contribuir para a formação de crianças antirracista. Esse estudo emergiu, mediante a evidência de discursos de ódio e de ações violentas em relação às crianças e adultos negros. Parte do pressuposto de que a inserção da literatura negra no ambiente escolar possibilita o debate sobre as relações étnico-raciais, com uma perspectiva de visibilização e o acesso à cultura negra contribuindo para o desenvolvimento da identidade desses sujeitos em um cenário de reconhecimento, de valorização e de respeito. Adota a abordagem qualitativa de pesquisa e tem como lócus a Escola Municipal de ensino fundamental Professora Nila Rêgo na cidade de Pau dos Ferros, RN. Tem como sujeitos os alunos do 5º ano do ensino fundamental e a professora titular da turma. Para a construção de dados utilizaremos a observação participante, sessões de mediação de leitura de literatura negra, entrevista coletiva, e questionário com a professora titular da turma, para compreender como foi a experiência de mediação vivida por eles, e se realmente essa temática é discutida na escola, que tenhamos dados para sistematização da intervenção, intensificando se a pesquisa desenvolve uma discussão acerca da importância de trabalhar a literatura étnico-racial com as crianças para auxiliar em uma educação antirracista, levando em consideração que é uma temática relevante para a desconstrução dos estereótipos imposto pela sociedade, como também considerável para o contexto escolar.

Presidente - 6081 - DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
Interna - 7968 - KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES