Banca de QUALIFICAÇÃO: KAREN INGRED NOGUEIRA MAGALHAES

DISCENTE : KAREN INGRED NOGUEIRA MAGALHAES
DATA : 29/08/2023
LOCAL: Campus Avançado de Pau dos Ferros

Os sentidos, significados e o lugar da família na Educação Humanista de base Logosófica

Família; Educação Humanista; Pedagogia Logosófica.

RESUMO: Esta pesquisa objetiva conhecer os sentidos, os significados e o lugar da família sob a ótica da Educação Humanista a partir do contexto da Pedagogia Logosófica, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Possui uma abordagem qualitativa, interpretativa e descritiva. O texto foi organizado em 5 capítulos sendo o primeiro de cunho introdutório e o segundo de natureza teórico-metodológica. Os capítulos de base teórica são dois, e foram construídos à luz da pesquisa bibliográfica: a) Interfaces entre Educação, Humanismo e Família; b) Logosofia: ciência e Pedagogia Humanista. O quinto capítulo se refere ao trabalho empírico que busca compreender quais os sentidos, os significados, o papel e os lugares da família nas práticas pedagógicas logosófica através da pesquisa de campo. Nesse sentido, realizamos observações participantes em uma escola do Sistema Logosófico de Educação em Belo Horizonte/Brasil e, posteriormente ao comitê de ética, serão realizadas entrevistas semiestruturadas com a direção, professores e pais das crianças que estudam no colégio que aplica a educação humanista de base logosófica, cujo os achados serão decorrentes do tratamento do método da Análise de Conteúdo. Sobre nossos resultados primários nesta fase de qualificação: compreendemos da nossa pesquisa teórico-empírica aspectos fundamentais da Família, Educação Humanista e Pedagogia Logosófica em suas noções de formação de professores logosófos, percepção de infância e família, bem como, a relação estabelecida entre a escola e a família em função da Educação Humanista e, também, depoimentos registrados pela família desse processo.

Externo à Instituição - ANTONIO PEREIRA CÂNDIDO - IFSC
Interna - 8048 - IANDRA FERNANDES CALDAS