Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA ROMELHA ALEXANDRE

DISCENTE : FRANCISCA ROMELHA ALEXANDRE
DATA : 10/08/2023
LOCAL: Campus Avançado de Pau dos Ferros - CAPF/UERN

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO CONTEXTO PÓS ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA ANÁLISE NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE MARCELINO VIEIRA/RN

Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem. Ensino Remoto Emergencial. Ciclo de Alfabetização. Impasses. Possibilidades.

Este trabalho dissertativo está inserido no âmbito das pesquisas que contemplam a avaliação da aprendizagem no contexto pós Ensino Remoto Emergencial, com foco de discussão nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, esta dissertação está sendo guiada pelo seguinte problema de pesquisa: Como a avaliação da aprendizagem discente está se efetivando no contexto pós Ensino Remoto Emergencial, no Ciclo de Alfabetização na escola pública? Diante de tal indagação, para responder à questão, delimitou-se como objetivo geral investigar como a avaliação da aprendizagem discente está se efetivando no contexto pós Ensino Remoto Emergencial, na perspectiva de apontamentos de impasses e possibilidades didáticas vivenciadas neste ensino em uma escola da rede pública municipal de Marcelino Vieira/RN. Desenhando a estrutura metodológica, tem-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo bibliográfica e de campo. Em termos de instrumentos para a coleta e construção dos dados, serão realizadas observação in loco e uma entrevista com duas docentes, atuantes em turmas de 1º e 2º anos do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Marcelino Vieira/RN. Os dados da entrevista serão analisados por meio da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2011) à luz dos referenciais teóricos utilizados nesta pesquisa, pontuando discussões relacionadas ao Ensino Remoto Emergencial e a avaliação da aprendizagem no Ciclo de Alfabetização. As análises provenientes deste trabalho investigativo evidenciam que o processo de avaliação da aprendizagem... Em construção.

Presidente - 3334 - MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA
Interna - 1833 - DÉBORA MARIA DO NASCIMENTO