Banca de QUALIFICAÇÃO: MAÍSA MARIA DOS SANTOS GUILHERME

DISCENTE : MAÍSA MARIA DOS SANTOS GUILHERME
DATA : 18/08/2023
LOCAL: Google Meet

O COTIDIANO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DO PRESCRITO-PLANEJADO AO EXPERIENCIADO-VIVIDO

EJA; Currículo; Cotidiano; Saberes e Práticas Educativas.

Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar os saberes e práticas veiculados na articulação entre o currículo prescrito e o vivido pelos sujeitos escolares, durante a Pandemia COVID-19, nas salas de aula da Educação de Jovens e Adultos de uma escola pública estadual do Rio Grande do Norte. Para tanto, foram realizados estudos teóricos sobre as concepções de práticas, saberes, cotidiano e currículo, buscando identificar como ocorre a articulação curricular. Os conceitos tomados como categorias de análise estão fundamentados em Freire (1996), Pimenta (1998, 2002), Gauthier et al. (1998), Tardif (2002; 2006), Cunha (2004), Oliveira (2005), Santos (2000), Certeau (2005), Sacristán (1998), principalmente. Os sujeitos participantes da pesquisa são docentes e discentes que vivenciaram o período da Pandemia Covid-19 na EJA. A metodologia da pesquisa tem abordagem qualitativa e se apoia nos pressupostos da pesquisa (auto)biográfica em educação. Para a construção das narrativas serão realizadas rodas de conversa, na perspectiva de Bogdan e Biklen (1994), com 07 professores e 15 alunos que vivenciaram a experiência de ensino remoto na EJA. Para análise das narrativas, utilizaremos os princípios e método da análise de conteúdo de Bardin (2016). A pesquisa vem demonstrando que muito ainda precisa ser feito pela Educação de Jovens e Adultos, com políticas públicas que garantam a educação como direito, bem como com políticas curriculares e de formação docente voltadas, especificamente, para essa modalidade de ensino. Acredita-se que esta pesquisa poderá ampliar debates e fomentar reflexões que tragam visibilidade e lugar para os sujeitos da EJA, especialmente, no reconhecimento de sua identidade no desenvolvimento do currículo escolar e do ensino.

Presidente - 047.160.564-65 - GILCILENE LÉLIA SOUZA DO NASCIMENTO - UFERSA
Interna - 1833 - DÉBORA MARIA DO NASCIMENTO