Banca de DEFESA: ANTÔNIA SARA SAMMILLY RÉGIS PAIVA

DISCENTE : ANTÔNIA SARA SAMMILLY RÉGIS PAIVA
DATA : 25/08/2023
LOCAL: Sala virtual do google meet: https://meet.google.com/nqf-cjqn-wzu

EXPRESSÃO CRIATIVA E IMAGINAÇÃO NA INFÂNCIA: RELAÇÕES ENTRE A CONTAÇÃO E O RECONTO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO LEITORA

criatividade; contação de histórias; prática leitora.

O presente trabalho tem como objetivo geral: analisar como a contação e o reconto de história podem contribuir para a formação leitora na infância a partir da criatividade e imaginação despertada. Pontuamos três objetivos específicos: a) Identificar a proximidade e o interesse despertado pela literatura, a partir dos momentos de contação e do reconto de história; b) Analisar os possíveis avanços nas práticas interpretativa e leitora, seja ela uma leitura verbal ou não verbal, tendo como elemento norteador a imaginação e a criatividade; c) Investigar a importância das práticas de contação e do reconto de histórias para as crianças quanto ao fortalecimento da capacidade imaginativa e criativa, bem como a relevância destas para a formação da criança, especialmente no tocante à formação leitora. Foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo a epistemologia qualitativa como caminho epistemológico e metodológico, trabalho de campo e construção de informações para o aprofundamento e obtenção dos resultados. Como instrumentos de pesquisa, foi elencado a observação em sala de aula e em momentos informais, diário de campo e prática com os alunos. O locus da pesquisa foi uma Escola de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Ereré/CE. Os sujeitos colaboradores foram crianças em turmas do 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. A pesquisa foi voltada para os momentos de observação formal referente a contação e reconto de história em sala de aula, e informal que nos referimos ao intervalo da escola e a prática de recontos de história. O referencial teórico apresenta discussões sobre a contação e reconto de história para a formação leitora, sua aproximação com o mundo literário e conceitos e abordagens a respeito da criatividade na vida pessoal e social, principalmente no campo da educação. A referida pesquisa foi desenvolvida com êxito e apresenta alcance dos objetivos propostos, deixando marcante a exploração da imaginação e seus processos criativos, apresentando aspectos individuais e motivadores diante da leitura e sua prática.

Presidente - 7968 - KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
Interna - 6081 - DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA