Banca de QUALIFICAÇÃO: ALINE ABRANTES BATISTA LINS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALINE ABRANTES BATISTA LINS
DATA : 28/08/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Sala virtual link:https://conferenciaweb.rnp.br/sala/debora-maria-do-nascimento
TÍTULO:

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: DIÁLOGOS COM PROFESSORES SOBRE OS SABERES DOCENTES EMPREENDIDOS


PALAVRAS-CHAVES:

Práticas Pedagógicas.  Ensino Remoto. Saberes Docentes. Reflexão. Colaboração


PÁGINAS: 53
RESUMO:

Esta pesquisa investiga as práticas pedagógicas e saberes docentes no contexto do ensino remoto a partir de diálogos com professores. Busca responder as seguintes questões: Quais práticas pedagógicas foram desenvolvidas durante o ensino remoto e quais foram suas implicações sobre os saberes docentes? Traz como objetivo da pesquisa a necessidade de compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas no período do ensino remoto e suas implicações sobre os saberes docentes. Possui o referencial teórico metodológico fundamentado no método dialético materialista, a abordagem de pesquisa se classifica em qualitativa e colaborativa, tendo como procedimento de investigação o ciclo reflexivo de Smyth (1991a, 1991b) a partir dos eixos da: descrição; informação; confrontação e reconstrução. Quanto aos procedimentos de análise teremos a narrativa reflexiva da prática e vida dos professores e como instrumentos de análise de dados o relato reflexivo da prática bem como os ciclos reflexivos.  O lócus da pesquisa se fará na escola do ensino fundamental I Érika Kéthlen Andrade Barbosa, localizada na cidade de Bernardino Batista - PB, e será realizada com professores do ensino fundamental I. Os resultados obtidos a partir da leitura e produção teórica apontam para a necessidade de práticas pedagógicas reflexivas e dialógicas que mobilizem os saberes docentes em prol das novas necessidades pedagógicas oriundas do ensino remoto, percebendo-se assim, a tomada de consciência dos professores a respeito da  fragilidade de sua prática pedagógica perante o processo de ensino e aprendizagem, tendo por fundamento os sentidos e significados que a ela foram dados, e sendo portanto, compreendido sua necessária ressignificação.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1833 - DÉBORA MARIA DO NASCIMENTO
Interna - 047.160.564-65 - GILCILENE LÉLIA SOUZA DO NASCIMENTO - UFERSA
Externo ao Programa - 1653 - JÚLIO RIBEIRO SOARES
Notícia cadastrada em: 24/08/2023 08:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern