PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO: DIÁLOGOS COM PROFESSORES SOBRE OS SABERES DOCENTES EMPREENDIDOS
Práticas Pedagógicas. Ensino Remoto. Saberes Docentes. Reflexão. Colaboração
Esta pesquisa investiga as práticas pedagógicas e saberes docentes no contexto do ensino remoto a partir de diálogos com professores. Busca responder as seguintes questões: Quais práticas pedagógicas foram desenvolvidas durante o ensino remoto e quais foram suas implicações sobre os saberes docentes? Traz como objetivo da pesquisa a necessidade de compreender as práticas pedagógicas desenvolvidas no período do ensino remoto e suas implicações sobre os saberes docentes. Possui o referencial teórico metodológico fundamentado no método dialético materialista, a abordagem de pesquisa se classifica em qualitativa e colaborativa, tendo como procedimento de investigação o ciclo reflexivo de Smyth (1991a, 1991b) a partir dos eixos da: descrição; informação; confrontação e reconstrução. Quanto aos procedimentos de análise teremos a narrativa reflexiva da prática e vida dos professores e como instrumentos de análise de dados o relato reflexivo da prática bem como os ciclos reflexivos. O lócus da pesquisa se fará na escola do ensino fundamental I Érika Kéthlen Andrade Barbosa, localizada na cidade de Bernardino Batista - PB, e será realizada com professores do ensino fundamental I. Os resultados obtidos a partir da leitura e produção teórica apontam para a necessidade de práticas pedagógicas reflexivas e dialógicas que mobilizem os saberes docentes em prol das novas necessidades pedagógicas oriundas do ensino remoto, percebendo-se assim, a tomada de consciência dos professores a respeito da fragilidade de sua prática pedagógica perante o processo de ensino e aprendizagem, tendo por fundamento os sentidos e significados que a ela foram dados, e sendo portanto, compreendido sua necessária ressignificação.