Banca de QUALIFICAÇÃO: ELOIZA MILKA CARDOSO DIAS

DISCENTE : ELOIZA MILKA CARDOSO DIAS
DATA : 31/08/2023
LOCAL: Sala F06 Campus Avançado de Pau dos Ferros

AS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA BALE NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Programa BALE. Contação de história. Leitura. Leitor literário.

A presente pesquisa é fruto de um estudo realizado acerca do Programa de Biblioteca Ambulante de Literatura nas escolas – BALE, referente a suas contribuições na formação do leitor literário na Educação Básica. O BALE se caracteriza como um Programa de extensão vinculado ao Departamento de Educação do Campus Avançado de Pau dos Ferros – CAPF da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN. Possui seu foco na formação do leitor literário promovendo a disseminação do acesso ao livro nas instituições escolares e em outros espaços na cidade de Pau dos Ferros e região. A principal ferramenta metodológica utilizada pelo Programa BALE para espalhar a leitura, é a contação de história, a qual cativa e encanta o público por onde passa por explorar a leitura de uma forma lúdica e atrativa.  A pesquisa tem como objetivo geral, pesquisar se às ações de mediação de leitura desenvolvidas pelo Programa BALE estão contribuindo satisfatoriamente com a formação do leitor literário. A escolha da temática justifica-se em virtude da observação do alto índice de defasagem na formação de leitores literários, principalmente no período pandêmico, onde o acesso à leitura e o contato com os livros ficou de difícil acesso principalmente nas comunidades menos favorecidas. Como procedimento metodológico, escolhemos a abordagem qualitativa, já que iremos trabalhar com coleta direta de dados realizada por meio de pesquisa de campo. A pesquisa apresenta embasamento teórico em autores como, Freire (1989); Sampaio (2012); Saldanha (2017); Solé (1998); Tardif (2002) e vários outros. O Programa BALE ganhou ao longo de sua história, uma grande proporção e visibilidade nacional, além de ter se tornado um campo de pesquisa de professores, alunos da universidade e comunidade.

Presidente - 7968 - KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
Externa ao Programa - 7994 - FRANCICLEIDE CESÁRIO DE OLIVEIRA