Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCA JOILSA DA SILVA

DISCENTE : FRANCISCA JOILSA DA SILVA
DATA : 31/08/2023
LOCAL: Sala F06 Campus Avançado de Pau dos Ferros

MEDIAÇÃO DE LEITURA COM LITERATURA NEGRA NOS ANOS INICIAIS NO CONTEXTO DO PROGRAMA BALE

Contação e reconto de histórias; literatura negra; mediação de leitura.

Este estudo tem como objetivo analisar os impactos do trabalho de mediação de leitura com uma obra de representatividade negra nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola pública atendida pelo programa de extensão BALE no município de Pau dos Ferros/RN, a partir de atividades de contação e reconto de histórias. A obra mediada com os alunos será “O pequeno príncipe preto” do autor Rodrigo França, que foi escolhida porque pode despertar no leitor o encantamento, como também a reflexão de temas da realidade dos educandos como a negritude, amizade, respeito a diversidade, e a valorização de suas raízes. Além disso, possibilita abordar a questão da importância de mais livros sobre pessoas negras nos ambientes escolares, tendo em vista as vastas discussões e interpretações que podem surgir a partir da leitura destas obras. Buscando desenvolver uma análise sobre o livro escolhido, e a contação e reconto de história dentro de sala de aula, este estudo fundamenta-se em uma abordagem qualitativa, configurando-se como pesquisa-ação podendo trazer contribuições relevantes para a realidade pesquisada. O público a ser trabalhado será os alunos do 2 ano do Ensino Fundamental e a pesquisa usará como método de cosntrução dos dados uma intervençao com contação e reconto de história, além de entrevista com grupo focal. O estudo dos dados será com transcrição, interpretação e análise das informações construídas ao longo da pesquisa a partir do método interpretativo. Tendo em vista a grande relevância da temática da história e a necessidade de ser mais explorada por pesquisadores juntamente com a sociedade, acreditamos que este trabalho é de extrema relevância para a produção acadêmica sobre a temática abordada.

Presidente - 7968 - KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
Interna - 6081 - DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA