Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ MÁRIO DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ MÁRIO DE SOUZA
DATA : 30/08/2023
HORA: 10:00
LOCAL: Formato híbrido
TÍTULO:

DILEMAS ÉTICOS DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM FOCO


PALAVRAS-CHAVES:

PALAVRAS-CHAVE: Ética, Dilemas Éticos. Avaliação da aprendizagem. Anos Iniciais do Fundamental.


PÁGINAS: 75
RESUMO:

RESUMO: A pesquisa intitulada “Dilemas éticos de professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: a avaliação da aprendizagem em foco” objetiva analisar quais são os dilemas éticos experimentados pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no curso da avaliação da aprendizagem e como esses interferem e desafiam sua atuação docente. Dessa forma, a questão-problema é apresentada: quais são os principais dilemas éticos vividos pelos professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental nos processos de avaliação da aprendizagem? A pesquisa é de natureza qualitativa e está organizada em dois momentos: o primeiro é composto pela revisão bibliográfica sistemática, que se desdobra em três capítulos. No primeiro capítulo, são discutidos conceitos, saberes e significados sobre educação, ética e educação humanista. No segundo, é abordada a ética no contexto da profissão docente e os dilemas éticos vividos no seu labor profissional. E, por fim, no terceiro, é tratado o processo de avaliação da aprendizagem com foco na ética humanista. O segundo momento é caracterizado pela pesquisa empírica. A pesquisa de campo acontecerá em uma escola da rede municipal de ensino na cidade de Marcelino Vieira/RN. A técnica de análise utilizada foi de conteúdo. Está prevista a realização de entrevistas com cinco professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, cujas experiências serão compartilhadas no sexto capítulo. Acreditamos que os principais contributos extraídos de nossa jornada teórica e empírica gerarão a perspectiva de voltarmos nosso olhar para os estudos na área da ética, bem como para os dilemas éticos vividos pelos educadores no campo da aprendizagem, em especial, em seu fazer docente, suscitando novas pesquisas que incentivem uma ética de base humanista.

 

PALAVRAS-CHAVE: Ética, Dilemas Éticos. Avaliação da aprendizagem. Anos Iniciais do Fundamental.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 3826 - CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
Interna - 6133 - MARIA IONE DA SILVA
Interna - 8034 - SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO
Notícia cadastrada em: 24/08/2023 08:39
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern