Banca de QUALIFICAÇÃO: JUSSARA DA CONCEIÇÃO SOARES

DISCENTE : JUSSARA DA CONCEIÇÃO SOARES
DATA : 30/08/2023

Literatura no ensino médio: com quantas leituras se forma um leitor jovem?

Literatura, Formação do leitor jovem, Ensino médio

A presente pesquisa tem como temática principal o trabalho com o texto literário na etapa escolar do ensino médio, com vistas a formação do leitor jovem. Se configurando como uma pesquisa ação, iremos a campo implementar um estudo com alunos de uma turma de 3ª série do ensino médio, e três professoras, regentes dessa turma nos componentes curriculares que fazem parte da área de Linguagens e suas tecnologias. Tem como objetivo geral analisar o trabalho com o texto literário na formação leitora dos jovens no Ensino Médio. Quanto aos objetivos específicos elencamos: a) Investigar quais as práticas de ensino de literatura são presentes na Escola lócus da pesquisa; b) Verificar a proximidade e o interesse despertado pela literatura, a partir dos momentos de mediação de leitura em sala de aula; c) analisar os impactos que as mediações de leitura literária, no ensino médio, causam na formação leitora dos alunos participantes. Quanto a sua natureza, a pesquisa se classifica quanto a sua abordagem como qualitativa. Quanto aos objetivos propostos a pesquisa se classifica como explicativa. Os instrumentos utilizados para coleta de dados serão: a entrevista individual semiestruturada com as professoras, a entrevista coletiva semiestruturada pós encontros de mediação de leitura, aplicação de questionário via google forms, diário de leitura e diário de campo. Os dados coletados serão analisados mediante o método da análise de conteúdo.

Presidente - 6081 - DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA
Interna - 1903 - MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO