O ENSINO DE PRONÚNCIA NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA: ANÁLISE DO LIVRO BECOME E PROPOSTA DIDÁTICA
Ensino de pronúncia. Língua inglesa. Abordagem comunicativa.
O ato de pronunciar envolve órgãos que englobam metade do corpo, o que evidencia que a fala, apesar de presente na comunicação da vida humana, é uma atividade natural, porém complexa. Portanto, este trabalho tem como objetivo geral analisar o papel do ensino de pronúncia no livro didático Become. Dessa forma, partimos do seguinte questionamento: Como é abordado o ensino de pronúncia no livro Become? Hipotetizamos que o ensino de pronúncia esteja reduzido a atividades mecânicas de cunho estruturalistas e baseados na correção fonética. No tocante à base teórica da pesquisa, a dividimos em 2 (dois) grandes blocos: o do ensino da oralidade e o do ensino de pronúncia. Para o primeiro bloco apresentamos estudos de Ferreiro (2003, 2004), Alves (2012), Mesquita Neto (2020), entre outros. Além de apresentarmos a visão do ensino de oralidade nos principais documentos que regem a educação no Brasil. No segundo bloco, trazemos Mellado (2012), Farias (2014), Celce-Murcia (2010) e Lima Jr. (2022) – a exemplificar. A metodologia combina análise quantitativa e qualitativa, utilizando uma abordagem descritiva para examinar o livro didático Become. O capítulo de análise (ainda em andamento) detalhará, de forma qualitativa e quantitativa, as características didático-pedagógicas do ensino de pronúncia do livro selecionado. Para finalizar, pretendemos propor unidades didáticas para um ensino de pronúncia de forma contextualizada. Para isso, basear-nos-emos no modelo apresentado por Mesquita Neto e Canan (2021).