Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO FERNANDES

DISCENTE : FRANCISCO FERNANDES
DATA : 28/08/2023
LOCAL: Google Meet. https://meet.google.com/oai-khwy-qzo

PERCEPÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES SOBRE A MUSICALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavras-chave: Alunos. Professor. Musicalização. Ensino aprendizagem. Estratégia Pedagógica.

Desde meados do século XXI a criança tem ocupado cada vez mais cedo os espaços escolares. Não apenas preenchendo esse ambiente escolar em números, mas, tornando-se objeto de preocupação frente as necessidades que as cercam. Para tanto, as estratégias para melhorar o ensino tem sido diversas entre as quais, destacamos como estratégias dentro dos processos de ensino aprendizagem, a utilização dos métodos ativos a fim de propiciar aos alunos mais instrumentos metodológicos para que seja alcançada uma aprendizagem com qualidade. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a musicalização como estratégia pedagógica no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental com professores e professoras da rede pública no município de Pau dos Ferros/RN.  Quando tratamos da musicalização, nos referimos as cantigas de roda, os brinquedos cantados, as experiências infantis na perspectiva de identificação de um repertório rítmico, de desenvolvimento da acuidade auditiva, do envolvimento preliminar com a voz ou com outros instrumentos musicais, que ajudam o desenvolvimento da capacidade de concentração das crianças, a identificação das propriedades do som e identificação de estilos musicais. Compreendemos que a natureza da pesquisa é qualitativa, pois a base de dados estará sobre uma análise subjetiva. Como técnica de investigação, iremos recorrer ao método de grupo focal de Barbour (2009), e como instrumentos para a coleta de dados utilizaremos rodas de conversas com professores e professoras das redes de ensino municipal e estadual no município de Pau dos Ferros/RN. A análise dos dados será realizada por meio da análise de conteúdo de Bardin (2016). A metodologia da pesquisa estará sendo desenvolvida com o foco nos professores e professoras que por meio de suas percepções poderão contribuir imensamente para nossa coleta de dados. A pesquisa será ancorada em teóricos como: Brito (2009), Cunha (2019), Freire (1985, 1987), Jeandet (1971), Velozo (2019), entre outros que trarão importantes contribuições para o embasamento da pesquisa. Portanto, esperamos que o estudo venha trazer subsídios teóricos e práticos que possam contribuir para a Educação Básica no tocante a musicalização como estratégia para o processo de ensino aprendizagem.

Presidente - 6133 - MARIA IONE DA SILVA
Interna - 3334 - MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA