Banca de QUALIFICAÇÃO: HELIO FERREIRA DE OLIVEIRA

DISCENTE : HELIO FERREIRA DE OLIVEIRA
DATA : 05/09/2023
LOCAL: Google Meet

EDUCAÇÃO DO CAMPO E SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DA PANDEMIA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Educação do Campo. Saberes docentes. Ensino remoto.

A educação do campo existe dentro de um contexto de lutas de trabalhadores e trabalhadoras rurais pelo de direito à terra. Essa luta resiste até os dias atuais e se mantém firme no objetivo de garantir acesso dos povos do campo à educação, principalmente, a uma educação escolar que dialogue com as especificidades, necessidades e identidades da vida no campo. Para além das dificuldades que estão arraigadas em muitas unidades de ensino do campo, surgiu a pandemia, e com ela, a implementação do ensino remoto, fato que, possivelmente, influenciou no processo de ensino da educação do campo. Com isso, esta pesquisa buscará responder a seguinte pergunta: que saberes docentes foram desenvolvidos por professores de escolas do campo durante a pandemia? É viável sua aplicação no processo de ensino pós-pandemia? Aponta como objetivo geral: analisar os saberes dos docentes que atuaram na educação do campo das cidades de Pau dos Ferros – RN e Rafael Fernandes – RN, durante o período de ensino remoto. Como objetivos específicos: compreender as características da educação do campo nas cidades de Pau dos Ferros – RN e Rafael Fernandes – RN; identificar os procedimentos metodológicos desenvolvidos e aplicados na realização das aulas remotas com alunos de escolas do campo; descrever quais os saberes docentes desenvolvidos pelos educadores do campo das cidades de Pau dos Ferros – RN e Rafael Fernandes – RN durante a pandemia e como foram desenvolvidos; e identificar possíveis aplicabilidades desses saberes no contexto pós-pandêmico. A pesquisa se torna relevante pois através dos seus resultados poderá ocorrer uma reflexão e aprimoramento no processo formativo dos docentes que atuam nas unidades de ensino do campo. Além disso, também servirá para que se tenha um panorama dos saberes docentes e da experiência de ensino vivenciada pelos professores da educação do campo através das aulas remotas. Em relação a metodologia da pesquisa, levando em consideração os objetivos da pesquisa, trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, que adota a pesquisa autobiográfica como método em que os participantes da pesquisa poderão refletir e dialogar sobre suas experiências vivenciadas no período de ensino remoto a partir da narrativa de suas experiências com o ensino remoto. O referencial teórico inicial da pesquisa conta com os seguintes autores: Tardif (2014), Libâneo (2014), Almeida, Santos e Silva, (2020), Arroyo e Fernandes (1999), Freire (2015), Delory-Momberger (2008), Nóvoa e Fringer (2014), Nascimento (2010), Nascimento (2018), Passeggi (2008), Josso (2004), Souza (2012). Com o objetivo de estabelecer um contato mais próximo com os participantes da pesquisa e ampliar o conhecimento sobre os objetivos do projeto de pesquisa, foi realizada uma pesquisa de campo. Os participantes da pesquisa são 05 docentes alocados nas unidades de ensino da zona rural dos municípios de Pau dos Ferros/RN e Rafael Fernandes/RN, e que vivenciaram o período de ensino remoto em escolas do campo. A coleta dos dados foi feita através da realização de rodas de conversa, e as análises utilizando a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2011). Vale destacar que, em todos os momentos da pesquisa, foram respeitados os critérios éticos da pesquisa com seres humanos. Neste momento, os dados estão em processo de análise.

Presidente - 047.160.564-65 - GILCILENE LÉLIA SOUZA DO NASCIMENTO - UFERSA
Interna - 3329 - SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS