TECENDO SABERES, DIZERES E FAZERES DE PROFESSORAS DE
SALAS DE AULA MULTIANO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE
PAU DOS FERROS/RN
Narrativas. Educação do campo. Classes multiano. Trajetória docente.
Este estudo tem como objetivo compreender os momentos que constituem a vida profissional de
professoras atuantes em escolas com classes multiano do município de Pau dos Ferros/RN, mediante a
identificação dos momentos que marcaram suas trajetórias. A pesquisa é de caráter qualitativo e a abordagem
metodológica será em diálogo com a pesquisa narrativa e o estudo (auto)biográfico. Serão entrevistadas 06
professoras, que estão atuando em classes multiano no município de Pau dos Ferros/RN. As narrativas, serão
coletadas mediante escrita das narrativas de vida e formação, e posteriormente analisadas, buscando
identificar os diferentes momentos que constituíram as trajetórias profissionais e os momentos marcantes de
suas vidas, especialmente os relacionados aos processos formativos e a relação com a educação do campo.
Esta pesquisa qualitativa se baseará nos princípios de Lüdke e André (1986), embasado epistemologicamente
na pesquisa autobiográfica em educação, tendo como respaldo Ferrarotti (2010, 2014), Passeggi (2010,
2011), Josso (2009, 2010) Delory-Momberger (2012), Souza (2006), Rocha (2012), Para tratar do tema da
Educação do campo teremos, Vighi (2014, Faria e Souza (2016 ), Arroyo ( 2006 ), Souza (2008 ), Freire
(1996 ), Santos (2020), Caldart (2012 ), Placco (2010 ) dentre outros. Esta pesquisa buscará dar voz aos
professores que lecionam em classes multianos, na educação do campo do município de Pau dos Ferros/RN, dando a oportunidade de refletirem acerca de seu percurso formativo através das narrativas de vida e
formação e olhar para suas práticas e vivências em salas de aula multianos.