Banca de DEFESA: MARIA DA CONCEIÇÃO LINHARES DA SILVA

DISCENTE : MARIA DA CONCEIÇÃO LINHARES DA SILVA
DATA : 19/09/2023
LOCAL: Campus Avançado de Pau dos Ferros

A biblioteca escolar e a formação de leitores na Educação Infantil

Mediação de leitura, biblioteca escolar, formação de leitor, Educação Infantil.

A presente dissertação trata de uma pesquisa de campo que buscou investigar a importância da mediação de leitura na biblioteca escolar para o desenvolvimento da leitura em crianças na Educação Infantil. O objetivo geral da pesquisa foi compreender como a mediação de leitura na biblioteca escolar pode contribuir para
o desenvolvimento da leitura nas crianças desde a Educação Infantil. Para os objetivos específicos elencamos: identificar as práticas de leitura existentes na biblioteca escolar como espaço de mediação de leitura; cultivar o interesse pela leitura nas crianças da Educação Infantil por meio da biblioteca escolar; e analisar a mediação de leitura na biblioteca da Educação Infantil, com foco na compreensão da importância desse espaço para a formação de leitores. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, utilizando o questionário semiestruturado como instrumento de coleta de dados e o desenvolvimento de um projeto de intervenção com mediação de leitura. O lócus da pesquisa foi uma escola privada, localizada na cidade de Itaú /RN. A partir da análise interpretativa dos dados, os resultados revelaram práticas variadas de mediação de leitura na biblioteca escolar, envolvendo estratégias como contação de histórias, rodas de leitura, discussões sobre os livros e estímulo à expressão criativa das crianças. As atividades de intervenção realizadas mostraram-se eficazes na promoção do interesse pela leitura nas crianças da Educação Infantil. Através da mediação de leitura na biblioteca escolar, as crianças demonstraram maior envolvimento com os livros, ampliação do vocabulário, desenvolvimento da imaginação e da capacidade de compreensão. Os resultados desta pesquisa evidenciam a importância da mediação de leitura na biblioteca escolar como um espaço fundamental para a formação de leitores desde a Educação Infantil.

Presidente - 7968 - KEUTRE GLÁUDIA DA CONCEIÇÃO SOARES
Externa ao Programa - 7994 - FRANCICLEIDE CESÁRIO DE OLIVEIRA