Banca de DEFESA: MARINA NATALINA BENÍCIO DE ANDRADE

DISCENTE : MARINA NATALINA BENÍCIO DE ANDRADE
DATA : 22/09/2023
LOCAL: Vídeo conferência:: meet.google.com/ess-xioo-rfc

Caminhos de alunos oriundos do campo: uma busca por sucesso escolar em instituições urbanas

Educação do campo; sucesso escolar; alunos do campo; caminho; instituições urbanas

A educação brasileira é marcada por resultados insatisfatórios nas avaliações externas. Isso aponta para uma real necessidade de construção de políticas públicas contínuas e estratégias metodológicas que visem sanar essa fragilidade. Para muitos, a educação é o caminho para transformar realidades sociais difíceis, a exemplo dos alunos oriundos do campo, que percorrem caminhos ímprobos para conseguirem sucesso escolar. Diante disso, o presente estudo tem por objetivo geral analisar o possível sucesso escolar em instituições urbanas de Ensino Fundamental (Anos Finais) e Ensino Médio de um grupo de alunos oriundos de escolas do campo, do Município de Marcelino Vieira (RN), que não apresentaram reprovação ou abandono escolar no período de 2016 a 2022. Como objetivos específicos: examinar o resultado final (aprovação, reprovação ou abandono) dos(as) alunos(as) do campo (seis discentes) durante os quatro anos do Ensino Fundamental Anos Finais e os três anos de escolarização no Ensino Médio; Identificar se o grupo de estudantes pesquisados (seis discentes do campo) obtiveram êxito durante seu processo de escolarização de 2016 a 2022 e quais foram os possíveis fatores que são apontados como influenciadores desse sucesso escolar; Entender como os alunos do campo constroem e significam sua trajetória escolar em escolas urbanas. A pesquisa é de natureza qualitativa, e explicativa quanto aos objetivos, quanto aos procedimentos de pesquisa, utilizaremos o Levantamento/Survey. A pesquisa se enquadra como sendo bibliográfica e documental, assim como se constitui como uma pesquisa de campo. Para tanto, o lócus serão três instituições educacionais (uma municipal, uma estadual e uma federal) pertencentes à rede pública de ensino, duas localizadas no município de Marcelino Vieira e uma no município de Pau dos Ferros, localizadas no Estado do Rio Grande do Norte. A população a ser estudada é composta de 06 (seis) discentes moradores de áreas rurais do município de Marcelino Vieira, sendo 03 (três) estudantes do sexo feminino e 3 (três) do sexo masculino, com a faixa etária entre 17 (dezessete) e 19 (dezenove) anos de idade. Como fundamentação teórica, utilizamos teóricos que pesquisam sobre educação do campo, sucesso escolar, emancipação e direito à educação, na qual destacamos Bem e Silva (2020), Bergier e Xypas (2013), Bourdieu (2015), Caldart (2020), Charlot (2000), Freire (2019), Frigotto (2012), Fernandes (2012), Leite (2002), Viero e Medeiros (2018), Santana (2022), Santos (2020) entre outros. A pesquisa apresenta relevância tanto acadêmica, quanto para pratica docente de professores em sala de aula, como para alunos oriundos do campo que precisam estudar em escolas urbanas. Acredita-se ao término da pesquisa, ter conhecido os fatores que podem ter motivado os discentes a obterem sucesso nos estudos e o sentido que eles atribuem a educação como promotora de transformação social.

Presidente - 3826 - CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA
Interna - 12912 - MARIA ROBERTA DE ALENCAR OLIVEIRA