Banca de QUALIFICAÇÃO: WALÉRIA ARAÚJO ALVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : WALÉRIA ARAÚJO ALVES
DATA : 13/11/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

MULTIMODALIDADE E MULTILETRAMENTOS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: O INSTAGRAM EM UMA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Língua Inglesa; Feminismo; Letramento digital crítico; Rede social.


PÁGINAS: 114
RESUMO:

O avanço tecnológico e a democratização do acesso aos recursos digitais possibilitaram a
presença de tais recursos em nosso cotidiano, tanto nas tarefas triviais da nossa vida pessoal
quanto na profissional. Contudo, um ambiente que ainda se esforça para acompanhar essa
modernização é o escolar. Segundo Kress (2006 apud Ribeiro, 2021), o professor e a escola
terão de aderir às novas tecnologias não por questões políticas, mas por razões semióticas,
visto que a semiótica, enquanto ciência, possui um campo de estudo amplo e contempla as
linguagens, sejam elas verbais ou visuais. Diante disso, percebemos a necessidade de rever
conceitos e ampliar o nosso olhar para assim adentrarmos com êxito no mundo tecnológico
que está intimamente ligado às questões semióticas e multimodais. A multimodalidade ou
multissemiose dos textos e recursos contemporâneos exige de nós um letramento múltiplo, ou
seja, multiletramentos, pois os textos, sendo compostos de muitas linguagens, exigem dos
leitores uma capacidade de compreensão polivalente. Dentre os ambientes que exigem de nós,
leitores, esse olhar crítico e uma compreensão versátil, destacam-se as redes sociais, pois os
tempos são digitais e uma grande parte da população brasileira está equipada com celulares,
como enfatizam Coscarelli e Kersch (2016). Desse modo, os temas que nortearam a pesquisa
foram multimodalidade e multiletramentos, complementados com tecnologias digitais e
ensino da disciplina Língua Inglesa atrelado ao tema transversal feminismo. Nosso referencial
teórico principal conta com as obras de Paiva (2012), Rojo (2012), Coscarelli (2016), Ribeiro
(2021) Moran et al. (2013), Kress e van Leeuwen (1996/2006), Silva (2016), Gualberto e
Santos (2019), Araújo e Leffa (2016), Luke e Gore (1992), Bezerra (2022) e Tiburi (2021).
Nesse sentido, o trabalho pretende investigar o potencial pedagógico da rede social Instagram,
pois percebemos que há atualmente uma preocupação em relacionar recursos tecnológicos,
escola e ensino de línguas. Entretanto, para além das questões pedagógicas envolvendo a rede
social Instagram, trouxemos o feminismo como tema transversal da pesquisa, no intuito de
ampliar o letramento digital crítico do alunado, uma vez que esse tema, apesar de ser
recorrente nas mídias digitais, geralmente é abordado de maneira superficial ou distorcida, o
que só traz desinformação e retrocesso. O método adotado neste trabalho é o fenomenológico,
e as informações serão obtidas por meio de conversas e aplicação de questionários, o que
classifica a pesquisa como descritiva. Ademais, o estudo possui característica interpretativista,
por considerar a construção mútua entre o homem e o mundo sócia. Quanto aos
procedimentos adotados, trata-se de uma pesquisa-ação, pois há uma tentativa de
compreensão dos grupos sociais por eles mesmos. A abordagem qualitativa será adotada
devido ao caráter subjetivo da pesquisa e também por considerarmos o contexto social em que
estamos inseridos. O corpus da pesquisa será composto por informações obtidas por meio das
gravações que serão realizadas ao longo das nossas práticas e da análise das respostas
fornecidas pelo questionário semiestruturado. O locus para realizar a intervenção será a sala
de aula do ensino médio da rede pública de ensino estadual da cidade de Cajazeiras-PB.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1612 - MARCOS NONATO DE OLIVEIRA
Interna - 8093 - MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA
Externa à Instituição - MICHELLE SOARES PINHEIRO - IFCE
Notícia cadastrada em: 13/11/2023 11:37
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