Banca de DEFESA: MARIA JUCIANA PEREIRA DE OLIVEIRA GOMES

DISCENTE : MARIA JUCIANA PEREIRA DE OLIVEIRA GOMES
DATA : 30/01/2024
LOCAL: UFERSA

PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Educação Ambiental; materiais didáticos; ensino fundamental; aprendizagem significativa

A Educação Ambiental (EA) desempenha um papel fundamental na conscientização dos indivíduos, ao promover a compreensão das interações entre os seres humanos e o meio
ambiente, sensibilizando-os em relação aos problemas socioambientais, resultantes da exploração desenfreada dos recursos naturais. No Brasil a EA é respaldada por lei, que destaca seu caráter interdisciplinar e transversal. Entretanto, a implementação da EA no contexto educacional, ainda enfrenta muitos desafios, entre eles, à formação de professores e à falta de recursos educacionais adequados. Diante disso, esse trabalho tem como objetivo desenvolver estratégias de ensino por meio da elaboração de materiais didáticos para a implementação de Educação Ambiental no ensino fundamental II. A pesquisa buscou aspectos relevante da realidade, centrado na compreensão e explicação da dinâmica social e apresenta-se com uma abordagem qualitativa. Utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa participante,realizando uma intervenção no lócus escolar, inicialmente com os professores que lecionam do 6o ao 9o ano e, posteriormente com os alunos de uma turma de 8o ano. Como instrumentos de coleta de dados foi realizado os seguintes procedimentos: questionário, observação e nuvem de palavras. Para a análise dos resultados utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de Bardin e constatou-se que os professores compreendem a importância de desenvolver atividades de EA no contexto escolar, porém 80% do público pesquisado, trabalham a EA, somente, por meio de projetos, feira de ciências ou datas comemorativas, comprometendo a função estabelecida pelos documentos norteadores da educação. Dentre os desafios elencados pelos professores está a carência de formação inicial e/ou continuada, bem como, a falta de materiais adequado para trabalhar a temática, tal como, o tempo para preparar aulas e construir materiais. No que se refere aos alunos, verificou-se que, alguns, possuiam conhecimentos preexistente de EA e apresentaram entendimento sobre os problemas ambientais. Mediante a elaboração e utilização dos materiais didáticos os alunos demonstraram interesse em manuseá-los, bem como, evidenciaram inter-relação entre os conhecimentos preexistentes e os novos conhecimentos,ampliando seus conceitos de EA de forma significativa. Desse modo, o material didático constitui-se como importante instrumento no processo de ensino e aprendigagem de EA, ao contribuir como estratégias na metodologia do professor da educação básica, possibilitando melhorar a prática, uma vez que, ao utilizar materiais práticos, lúdicos, interativos e acessível no ensino de EA, estimula o aprendizado dos alunos, formando indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação do meio ambiente.

Presidente - 049.657.054-40 - KYTERIA SABINA LOPES DE FIGUEREDO - UFERSA
Interno - 996.532.573-15 - OTÁVIO FLORIANO PAULINO - UFERSA