Banca de DEFESA: GERCIANA DE CARVALHO COSTA BARBOSA

DATA : 25/03/2024
LOCAL: UERN ASSU

A LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DE NEOLEITORES NA EMEIEF RACHEL DE QUEIROZ

Letramento Literário; Clube de Leitura; Ensino-Aprendizagem.

Um dos principais desafios da escola, atualmente, é fazer com que os estudantes desenvolvam, de maneira significativa, o ato da leitura e escrita. Com a suspensão das aulas presenciais no ano de 2020, o déficit de aprendizagem se agravou, desse modo, a escola abre um espaço de diálogo para a leitura de obras literárias. Partindo desse pressuposto, nosso objetivo geral é enfatizar o letramento literário enquanto possibilidade didático-pedagógica na formação escolar de novos leitores. Essa dissertação oferece uma proposta interventiva, fruto da observação em uma turma de 8º ano do ensino fundamental II, do turno matutino, tendo como foco a obra literária, Os Miseráveis (1862), de Victor Hugo. Por isso, inserir o letramento literário no contexto escolar, diante de uma sociedade tecnológica e informacional na qual vivemos, faz-se necessário refletir sobre a prática docente e a necessidade de estabelecer situações que explorem as diferentes linguagens. Para atingir esse objetivo, nos embasamos nas referências e contribuições de Paulo Freire (1996), orientações teóricas de Mikhail Bakhtin (2002), além dos documentos oficiais que regem a Educação Básica como os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1998) e as definições sobre a literatura enquanto formação humana de Antônio Candido (1995) e os círculos de leitura de Rildo Cosson (2014). Quanto aos procedimentos metodológicos, é possível afirmar que este trabalho se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa e descritiva, através da pesquisa-ação (Minayo, 1994), (Thiollent, 2011). Utilizamos como método de levantamento de dados, a observação e a intervenção do Clube de Leitura com o diário de leitura, que é uma importante ferramenta de aprendizagem, pois promove um verdadeiro diálogo entre a obra e o leitor, contemplando os registros e impressões dos estudantes na sequência didática do letramento literário. Nossos resultados revelam que as oficinas ministradas na turma pesquisada geraram ações e estratégias, como também a produção de diários de leitura para a inserção do clube de leitura, visto que a intervenção pedagógica contribui na competência leitora e escritora do estudante com ênfase no contexto social, além de possibilitar o exercício da leitura como um mecanismo primordial em nossa sociedade para exercer a cidadania. Sendo assim, consideramos que os objetivos foram alcançados a partir das práticas leitoras que oportunizam as condições para o crescimento individual dos estudantes na interpretação de acontecimentos e fatos nos quais estão inseridos, possibilitando um leitor proficiente, crítico e reflexivo.

Presidente - 072.256.584-41 - CARLA DANIELE SARAIVA BERTULEZA - UERN
Interna - 6082 - NÁDIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO