Banca de DEFESA: EUDIMAR HORTINS DO NASCIMENTO

DISCENTE : EUDIMAR HORTINS DO NASCIMENTO
DATA : 25/04/2024
LOCAL: ONLINE, via meet UERN

LETRAMENTO CRÍTICO, ENSINO DE ARGUMENTAÇÃO E APRENDIZAGEM DIALÓGICA NA ESCOLA: procedimentos, análise e protótipo didático

Ensino de argumentação. Letramento crítico. Aprendizagem dialógica. Educação Básica.

Partindo do debate que evidencia a necessidade de um ensino de argumentação na escola de modo mais articulado, focalizando a conjugação de saberes escolar, comunitário, familiar e social (AZEVEDO et al., 2023), esta pesquisa tem como objeto de estudo o ensino de argumentação, articulado à prática de letramento crítico e à aprendizagem dialógica. Toma como objetivo geral discutir o ensino de argumentação em aulas de Língua Portuguesa no 9º ano da Educação Básica, numa escola pública do Município de Santana do Matos-RN, destacando necessidades formativas e construindo procedimentos de intervenção pedagógica com foco na articulação letramento crítico, argumentação e aprendizagem dialógica. Especificamente, a investigação objetiva a) descrever a compreensão dos discentes sobre o ato de argumentar na escola e na vida; b) mapear as necessidades formativas dos discentes quanto à prática de argumentação; c) construir uma proposta de intervenção para o ensino de argumentação, articulando letramento crítico e aprendizagem dialógica e d) elaborar um protótipo didático a partir de projeto e oficinas de letramentos, considerando as reflexões, as articulações teórico-metodológicas e as contribuições evidenciadas durante o processo da pesquisa. Em seus aspectos teóricos, filia-se às reflexões de língua(gem) como fenômeno social, histórico, cultural e ideológico (BAKHTIN, 1997, 2006), à argumentação como prática social (AZEVEDO et al., 2023; ABREU, 2013), ao letramento como prática social crítica (STREET, 2014), ao letramento crítico (CARBONIERI, 2016), à consciência linguística crítica (FAIRCLOUGH, 2001), à abordagem social de gêneros discursivos (BAZERMAN, 2007, 2011) e à aprendizagem dialógica e pedagogia crítica (FREIRE, 1971, 1996, 2014, 2019). Metodologicamente, é uma investigação qualitativa e interpretativista. Como pesquisa interventiva, assume a natureza da pesquisa-ação de vertente etnográfica. A construção dos dados partiu da realização de projeto de letramento (OLIVEIRA; TINOCO; SANTOS, 2011), intitulado “violência na escola – práticas argumentativas, letramento crítico e aprendizagem dialógica,” estruturado em 06 oficinas de letramento (MARQUES; KLEIMAN, 2019), tendo como participantes a professora-pesquisadora, os discentes, os professores de outros componentes curriculares, gestores escolares, família, comunidade e profissionais de outras áreas do conhecimento, a saber, psicóloga, assistente social, agente policial civil e promotor de justiça. O processo de investigação aponta a importância da implementação de um ensino de argumentação articulado ao letramento crítico e à aprendizagem dialógica, conectando saberes escolares, sociais e comunitários para a construção de uma escola ativa, democrática e engajada com a vida social dos sujeitos envolvidos.

Externa à Instituição - CÉLIA MARIA DE MEDEIROS
Interna - 2421 - FRANCISCA MARIA DE SOUZA RAMOS LOPES