Banca de DEFESA: EUDIMAR HORTINS DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EUDIMAR HORTINS DO NASCIMENTO
DATA : 26/04/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Sala do Profletras/CAA
TÍTULO:


ARGUMENTAÇÃO NA ESCOLA EM UMA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO CRÍTICO



PALAVRAS-CHAVES:

 

Ensino de argumentação; letramento crítico; aulas de Língua Portuguesa; Educação Básica.  



PÁGINAS: 165
RESUMO:

Partindo do debate que evidencia a necessidade de um ensino de argumentação na escola de modo mais articulado, focalizando a conjugação de saberes escolar, comunitário, familiar e social (Azevedo et al., 2023), esta pesquisa tem como objetivo geral investigar o posicionamento de discentes do 9º ano da Educação Básica sobre o ato de argumentar, sistematizando uma proposta didática para o ensino de argumentação em aulas de Língua Portuguesa em uma perspectiva do letramento crítico Especificamente, a investigação objetiva a) descrever a compreensão dos discentes sobre o ato de argumentar na escola e na vida, destacando necessidades formativas, b) Elaborar uma proposta interventiva para o ensino de argumentação em uma perspectiva do letramento crítico e c) apresentar um caderno pedagógico, considerando a proposta interventiva desenvolvida. Em seus aspectos teóricos, filia-se às reflexões de língua(gem) como fenômeno social, histórico, cultural e ideológico (Bakhtin, 1997, 2006), à argumentação como prática social (Azevedo et al., 2023; Abreu, 2013), ao letramento como prática social (Street, 2014), ao letramento crítico (Janks, 2016, Carbonieri, 2016), à abordagem social de gêneros discursivos (Bazerman, 2007, 2011). Metodologicamente, é uma investigação qualitativa e interpretativista. Como pesquisa interventiva, assume a natureza da pesquisa-ação de vertente etnográfica. A construção dos dados partiu da realização do projeto de letramento “Violência na escola: debatendo e construindo saberes”. O processo de investigação aponta a importância de se observar o aluno e sua experiência de mundo dentro da escola, lugar onde o conhecimento é compartilhado e adaptado à realidade, da implementação de um ensino de argumentação articulado ao letramento crítico, conectando saberes escolares, sociais e comunitários para a construção de uma escola ativa, democrática e engajada com a vida social dos sujeitos envolvidos. 



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 011.150.314-06 - JOÃO BATISTA DA COSTA JÚNIOR - UFRN
Interna - 2421 - FRANCISCA MARIA DE SOUZA RAMOS LOPES
Externa à Instituição - CÉLIA MARIA DE MEDEIROS - UFRN
Notícia cadastrada em: 09/04/2024 12:27
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern