“É SAL, PIVETE”: A SOCIOLINGUÍSTICA, A AFETIVIDADE E O LÚDICO COMO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DAS CLASSES DE PALAVRAS.
Língua Portuguesa, Ensino-Aprendizagem, Jogos Educativos, Sociolinguística, Afetividade.
As aulas de Língua Portuguesa passaram por um processo de intensas transformações.
O que antes se limitava à classificação de palavras e de frases isoladas de um contexto,
deu espaço para atividades lúdicas, em que aspectos afetivos e sociolinguísticos são
vistos como prioridades na pós-modernidade. Partindo dessa premissa, se constitui
como objetivo geral desta pesquisa investigar como a Sociolinguística, as questões
afetivas/emocionais e o ensino lúdico se interrelacionam no processo de ensino-
aprendizagem de classes de palavras no Ensino Fundamental anos finais. Para atingir
tal objetivo, nos valeremos, em especial, das contribuições de Antunes (2003); dos
documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e a Base
Nacional Comum Curricular (2017); das discussões de Kishimoto (2011); de Almeida
(2001) e de Luckesi (2022). Quanto aos aspectos metodológicos, é possível afirmar que
este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa-interpretativista (MINAYO,
2002), (MOITA LOPES, 1994). O caderno pedagógico, corpus desta pesquisa,
contempla uma adaptação do baralho UNO, um jogo de cartas muito popular entre os
adolescentes e os jovens, de diferentes classes sociais, com foco no ensino de classes
gramaticais, dentre as quais se destacam o substantivo, o adjetivo, o verbo e o advérbio.
Como resultados prévios, é possível inferir que, ao recorrer a atividades lúdicas como
uma prática pedagógica, os alunos tendem a demonstrar um maior interesse pelas aulas,
além destas contribuírem para o desenvolvimento da autoestima, para a construção de
laços afetivos e para o gerenciamento das emoções, uma vez que as experiências leitoras
críticas, de escrita reflexiva e de práticas orais, proporcionam o protagonismo estudantil
e a valorização do indivíduo como um ser imerso em uma sociedade plural, com
dialetos e vivências próprios.