Banca de DEFESA: JORGE DOS SANTOS RIBEIRO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JORGE DOS SANTOS RIBEIRO
DATA : 31/03/2023
HORA: 09:30
LOCAL: CAA UERN ASSU
TÍTULO:

“É SAL, PIVETE”: A SOCIOLINGUÍSTICA, A AFETIVIDADE E O LÚDICO COMO ALTERNATIVAS PARA O ENSINO DAS CLASSES DE PALAVRAS.


PALAVRAS-CHAVES:

Língua Portuguesa, Ensino-Aprendizagem, Jogos Educativos, Sociolinguística, Afetividade.


PÁGINAS: 147
RESUMO:

As aulas de Língua Portuguesa passaram por um processo de intensas transformações.

O que antes se limitava à classificação de palavras e de frases isoladas de um contexto,

deu espaço para atividades lúdicas, em que aspectos afetivos e sociolinguísticos são

vistos como prioridades na pós-modernidade. Partindo dessa premissa, se constitui

como objetivo geral desta pesquisa investigar como a Sociolinguística, as questões

afetivas/emocionais e o ensino lúdico se interrelacionam no processo de ensino-

aprendizagem de classes de palavras no Ensino Fundamental anos finais.  Para atingir

tal objetivo, nos valeremos, em especial, das contribuições de Antunes (2003); dos

documentos oficiais, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e a Base

Nacional Comum Curricular (2017); das discussões de Kishimoto (2011); de Almeida

(2001) e de Luckesi (2022). Quanto aos aspectos metodológicos, é possível afirmar que

este trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa-interpretativista (MINAYO,

2002), (MOITA LOPES, 1994). O caderno pedagógico, corpus desta pesquisa,

contempla uma adaptação do baralho UNO, um jogo de cartas muito popular entre os

adolescentes e os jovens, de diferentes classes sociais, com foco no ensino de classes

gramaticais, dentre as quais se destacam o substantivo, o adjetivo, o verbo e o advérbio.

Como resultados prévios, é possível inferir que, ao recorrer a atividades lúdicas como

uma prática pedagógica, os alunos tendem a demonstrar um maior interesse pelas aulas,

além destas contribuírem para o desenvolvimento da autoestima, para a construção de

laços afetivos e para o gerenciamento das emoções, uma vez que as experiências leitoras

críticas, de escrita reflexiva e de práticas orais, proporcionam o protagonismo estudantil

e a valorização do indivíduo como um ser imerso em uma sociedade plural, com

dialetos e vivências próprios.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 12245 - GUIANEZZA MESCHERICHIA DE GÓIS SARAIVA MEIRA
Interna - 072.256.584-41 - CARLA DANIELE SARAIVA BERTULEZA - UERN
Externa à Instituição - DANIELLE BRITO DA CUNHA
Notícia cadastrada em: 22/03/2023 09:58
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