LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDO NO ENSINO FUNDAMENTAL: uma proposta de sequência didática por meio do conto Um apólogo
Leitura. Literatura. Gênero Conto. Produção de Sentido. Sequência didática.
O trabalho analisa a leitura compreensiva e a produção de sentido a partir do gênero conto, considerando ser o ensino de língua portuguesa centrado no texto constituindo uma atividade interativa e de fundamental importância para o desenvolvimento comunicativo e para a formação de leitores proficientes. Nesse sentido, este trabalho busca, por meio do conto Um Apólogo de Machado de Assis, trabalhar a leitura e produção de sentido de estudantes do 9º ano. A pesquisa propõe uma sequência didática (COSSON, 2007) com base no gênero conto que prioriza a inserção de uma obra canônica nos anos finais do Ensino Fundamental, contemplando assim com um ensino pautado no letramento literário, ampliando dessa forma, o repertório textual, linguístico e literário dos leitores. A respeito das questões teóricas, recorremos aos estudos do letramento literário e da linguística textual, com enfoque nos estudos de Cosson (2007), Gotlib (2006), Antunes (2003; 2009), Koch (2008; 2015), entre outros. Em consonância, a perspectiva defendida, recorreremos, ainda, às orientações de Brasil (2018) para apoiar-se nas orientações pedagógicas disponibilizadas aos professores de educação básica. Nosso trabalho é propositivo e tem por finalidade ofertar aos professores de Língua Portuguesa da educação básica um material de consulta para estudo e aplicação da sequência didática em suas turmas.