Banca de DEFESA: MARGARENE ARAÚJO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARGARENE ARAÚJO DA SILVA
DATA : 25/05/2023
HORA: 09:30
LOCAL: CAA UERN ASSU
TÍTULO:

 

A MÚSICA NEGRA DE PERIFERIA EM AULA DA EJA – LINGUAGEM EMERGENTE E REPRESENTATIVIDADE CULTURAL


PALAVRAS-CHAVES:

EJA; Língua Portuguesa; Música preta; Podcast.


PÁGINAS: 89
RESUMO:

Um dos desafios colocados ao trabalho com a Educação de Jovens e Adultos

(EJA) refere-se às atividades de leitura e interpretação textual. Desta forma,

esse trabalho traz como foco, o desenvolvimento em sala de aula da música

negra de periferia, com uma linguagem emergente e a representatividade

cultural de um povo que sofre preconceitos, no que diz respeito a questões

socioculturais. Sabe-se que, o trabalho com músicas, enquanto gênero textual

em aulas de leitura e interpretação textual, apresenta-se como possibilidade

didático-metodológica possível no contexto do reconhecimento e valorização

dos saberes de pessoas jovens, adultas e idosas pretas, residentes nas

periferias. Nesse sentido, foram estabelecidos os seguintes objetivos: (a)

Compreender como a música negra de periferia pode contribuir com a

aprendizagem e o desenvolvimento da língua portuguesa dos estudantes da

EJA; (b) Mapear o universo musical dos estudantes da EJA, reconhecendo

linguagens, tendências, relações étnico-raciais e os lugares de consumo; (c)

Analisar como o gênero da linguagem musical produzido por pessoas negras,

moradoras da periferia, colaboram com sua representatividade e valorização

sociocultural; (d) Elaborar, a partir das oficinas pedagógicas, podcasts com a

produção de gênero textual música, legitimando práticas culturais dos

estudantes da EJA. Metodologicamente, utilizou-se da pesquisa bibliográfica;

rodas de conversas, para identificar os usos da música preta na periferia, por

alunos da EJA. Em seguida foram realizadas oficinas pedagógicas, cujo

objetivo é favorecer a leitura e interpretação dos textos musicais de forma

minuciosa e em profundidade, para que os estudantes reflitam, a partir do texto

sua realidade social. Ainda como procedimento metodológico qualitativo, foram

produzidos roteiros de podcasts como produto final do processo de pesquisa.

Deste modo, alcançamos a periferia trabalhando a autoestima, elevando e

valorizando culturalmente o que os estudantes são, vivem e praticam, sem

negar suas origens étnicas e ancestralidades.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - DIVOENE PEREIRA CRUZ - UFERSA
Presidente - 5403 - FRANCISCO CANINDÉ DA SILVA
Externo ao Programa - 6119 - WELLINGTON VIEIRA MENDES
Notícia cadastrada em: 17/05/2023 09:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app01-uern.info.ufrn.br.app01-uern