A LEITURA LITERÁRIA NA FORMAÇÃO DE NEOLEITORES ATRAVÉS DO CLUBE DE LEITURA NA EMEIEF RACHEL DE QUEIROZ
Letramento Literário; Clube de Leitura; Ensino-Aprendizagem.
Um dos principais desafios da escola atualmente é fazer com que os estudantes
desenvolvam de maneira significativa o ato da leitura e escrita. Com a suspensão das
aulas presenciais no ano de 2020, o déficit de aprendizagem se agravou, desse modo, a
escola abre espaço para a leitura de obras literárias. Partindo desse pressuposto, nosso
objetivo geral é entender o letramento literário enquanto possibilidade didático-
pedagógica na formação escolar de neoleitores. Por isso, inserir o letramento literário no
contexto escolar, diante de uma sociedade tecnológica e informacional na qual vivemos,
faz-se necessário refletir sobre a prática docente e a necessidade de estabelecer situações
que explore as diferentes linguagens de ensino. Para atingir tal objetivo nos embasamos
nas referências e contribuições de Paulo Freire (1996), orientações teóricas de Mikhail
Bakhtin (2002), além dos documentos oficiais que regem a Educação Básica como os
Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e as definições sobre a literatura enquanto
formação humana de Antônio Candido (1995) e os círculos de leitura de Rildo Cosson
(2014). Quanto aos procedimentos metodológicos, é possível afirmar que este trabalho
se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. (MINAYO,
1994), (THIOLLENT, 2011). Utilizamos como método de levantamento de dados a
observação e a intervenção do Clube de Leitura com o diário de leitura que é uma
importante ferramenta de aprendizagem, pois promove um verdadeiro diálogo entre a
obra e o leitor, contemplando os registros e impressões dos estudantes na sequência
didática do letramento literário. Como resultados prévios, a inserção do clube de leitura
com ênfase no contexto social do aluno contribui para a competência leitora e escritora
do aluno, visto que o exercício da leitura é um mecanismo primordial em nossa
sociedade para exercer a cidadania, logo a literatura proporciona visões e sensações
diferentes, oportunizando condições para o crescimento individual dos estudantes na
interpretação de acontecimentos e fatos nos quais estão inseridos, possibilitando um
leitor proficiente, crítico e reflexivo.