CÍRCULOS DE LEITURA MACHADIANOS: FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Letramento literário. Contos. Machado de Assis. Círculos de leitura.
A pesquisa Círculos de leitura machadianos: formação de leitores literários no 9º ano do ensino fundamental tem como objetivo analisar práticas de letramento literário, por meio de contos de Machado de Assis, a fim de contribuir para a formação de estudantes leitores no 9º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal Prefeito Francisco Barbosa da Câmara na cidade de Jardim de Angicos/RN. O desdobramento do objetivo geral aponta para ações específicas sendo a primeira entender a função da literatura no processo de ensino-aprendizagem de leitura na escola. Em seguida, identificar desafios e possibilidades do trabalho didático-pedagógico com o letramento literário na disciplina de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. E ao final possibilitar, por meio círculos de leitura literárias, a construção e ampliação dos sentidos da leitura literária na escola. Para tanto, como aporte teórico, utilizamos Zilberman (2012), Amorim (2022) e Durão e Cechinel (2022), Koch e Elias (2010), Zilberman (2009), Jouve (2012), Dalvi (2013) e Rouxel (2013) para compreender a presença da literatura na escola e suas implicações ao processo de leitura. Além disso, para conceituar atividade de Leitura literária tomamos como base: Paulino e Cosson (2009) letramento literário como prática pedagógica baseado nas orientações de Cosson (2007), (2014), (2020) e (2021). A metodologia utilizada está fundamentada a partir dos Círculos de leitura e letramento literário propostos por Cosson (2014) e (2021). Para a realização dos círculos de leitura foram selecionados os contos: “O caso da Vara”, integrante da obra Páginas Recolhidas (1899), e “Pai contra mãe”, publicado em Relíquias de Casa Velha (1906), ambos de autoria de Machado de Assis. Os resultados apontaram (após análise do corpus).