Banca de QUALIFICAÇÃO: MARLEIDE BARROS LOPES DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARLEIDE BARROS LOPES DE ARAÚJO
DATA : 30/06/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

LETRAMENTO CULTURAL NA ESCOLA: estratégias, atores sociais e aprendizagem dialógica


PALAVRAS-CHAVES:

Língua(gem), letramento cultural, ensino-aprendizagem e Educação Básica.

 


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Nas relações sociocomunicativas, saber usar adequadamente os gêneros discursivos/textuais infere poder. Nesse sentido, cabe à escola, principal agência de letramento, trabalhar a linguagem como prática social, focalizando as ações que constituem o jogo discursivo na sociedade. Todavia, pesquisas como às do IDEB, SAEBE, PISA têm chamado a atenção para sérias dificuldades de a escola cumprir essa tarefa. Almejando refletir criticamente sobre essa realidade, este estudo objetiva analisar processo de intervenção vivenciado nas aulas de Língua Portuguesa, focado em práticas de letramento, centradas no letramento cultural. Especificamente, vislumbra: 1) Identificar as necessidades de aprendizagem dos alunos do 8°ano, referentes às práticas sociais de leitura e de escrita, notadamente às relativas ao letramento cultural; 2) Intervir no processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, mediado por oficinas de letramento; 3) Refletir sobre os resultados da intervenção vivenciada no processo de pesquisa. Teoricamente, este estudo está embasado nas ideias de Antunes (2005, 2007, 2009), Marcuschi (2006, 2008), Bazerman (2006, 2020), Rojo (2000), Cabral (2018), Bakhthin (2019), Street (2014) dentre outros estudiosos da língua(gem). Metodologicamente, adota os pressupostos da pesquisa-ação, de natureza qualitativa, seguindo as orientações de estudiosos como Thiollent (1986), Denzin; Lincon (2006), Bogdan; Biklen (1994) e Severino (2007). Tem como lócus de investigação uma turma de 8º ano de uma escola pública. Os resultados preliminares deste estudo têm favorecido reflexões fecundas atinentes ao ensino-aprendizagem dos gêneros textuais como norteadores do letramento cultural na escola. Espera-se que, finda a pesquisa, para além do alcance dos seus objetivos, ela possa ampliar o entendimento relacionado à dimensão social do letramento cultural na Educação Básica e sua urgência no contexto da sala de aula, contribuindo para a sustentação de outras pesquisas e, ainda, provoque outras inquietações acadêmicas e profissionais. Com os resultados alcançados, apresenta-se um Protótipo Didático elaborado com oficinas de letramento, voltadas para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, focadas no letramento cultural.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 011.150.314-06 - JOÃO BATISTA DA COSTA JÚNIOR - UFRN
Interna - 2421 - FRANCISCA MARIA DE SOUZA RAMOS LOPES
Externo à Instituição - SAMUEL OLIVEIRA DE AZEVEDO - UFERSA
Notícia cadastrada em: 27/06/2023 10:21
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