LITERATURA INDÍGENA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR MULTICULTURAL EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
LITERATURA INDÍGENA. LEITORES. MULTICULTURALISMO
O presente trabalho aborda a literatura indígena como instrumento de ensino aprendizagem para formação do leitor multicultural sensibilizado para as relações identitárias (HALL,1992) e para o pluralismo cultural que desponta no mundo moderno. Tratamos também a importância da leitura para uma formação plena do cidadão como defende Amarilha (1997), cidadão que precisa sentir-se sujeito histórico para interagir no ato de ler. Uma proposta a expansão dos saberes e vivências de novos repertórios em sala de aula para os anos finais do Ensino Fundamental, no intuito de desvendar a narrativa, o encantamento que terce a trama entre o texto literário e o leitor. Dessa forma, este projeto propõe trazer olhares para autores indígenas contemporâneos, promovendo a valorização das matrizes culturais brasileiras e o reconhecimento de suas contribuições para a cultura e a sociedade. Corrobora para os estudos multiculturais Candau (2008), que reflete sobre o desafio da escola ser um espaço de ensino-aprendizagem significativo, gerador de uma compreensão entre contextos culturais e sociais e a sociedade em que vivemos. Para articular as discussões entre o multiculturalismo e o mundo globalizado destacamos também as reflexões de Canclini (2020), sobre de como a globalização seguiu o rumo do desprestígio, provocando o distanciamento cultural de grupos minoritários e consequentemente o surgimento de uma cultura que sobrepõe a outra. Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados nesta investigação seguem os parâmetros da pesquisa qualitativa- interpretativista, com o foco na pesquisa ação (THIOLLENT, 2011). Os dados serão construídos em uma sala de aula de 6° ano, do Ensino Fundamental, na escola pública EM José Ramos Torres de Melo, da cidade de Fortaleza- CE