Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA MARIA BENÍCIO BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIA MARIA BENÍCIO BARROS
DATA : 21/07/2023
HORA: 09:00
LOCAL: ONLINE, via meet
TÍTULO:

LITERATURA INDÍGENA: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR MULTICULTURAL EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA


PALAVRAS-CHAVES:

LITERATURA INDÍGENA. LEITORES. MULTICULTURALISMO


PÁGINAS: 32
RESUMO:

O presente trabalho aborda a literatura indígena como instrumento de ensino aprendizagem para formação do leitor multicultural sensibilizado para as relações identitárias (HALL,1992) e para o pluralismo cultural que desponta no mundo moderno. Tratamos também a importância da leitura para uma formação plena do cidadão como defende Amarilha (1997), cidadão que precisa sentir-se sujeito histórico para interagir no ato de ler.  Uma proposta a expansão dos saberes e vivências de novos repertórios em sala de aula para os anos finais do Ensino Fundamental, no intuito de desvendar a narrativa, o encantamento que terce a trama entre o texto literário e o leitor.  Dessa forma, este projeto propõe trazer olhares para autores indígenas contemporâneos, promovendo a valorização das matrizes culturais brasileiras e o reconhecimento de suas contribuições para a cultura e a sociedade. Corrobora para os estudos multiculturais Candau (2008), que reflete sobre o desafio da escola ser um espaço de ensino-aprendizagem significativo, gerador de uma compreensão entre contextos culturais e sociais e a sociedade em que vivemos. Para articular as discussões entre o multiculturalismo e o mundo globalizado destacamos também as reflexões de Canclini (2020), sobre de como a globalização seguiu o rumo do desprestígio, provocando o distanciamento cultural de grupos minoritários e consequentemente o surgimento de uma cultura que sobrepõe a outra.  Os pressupostos teórico-metodológicos utilizados nesta investigação seguem os parâmetros da pesquisa qualitativa- interpretativista, com o foco na pesquisa ação (THIOLLENT, 2011). Os dados serão construídos em uma sala de aula de 6° ano, do Ensino Fundamental, na escola pública EM José Ramos Torres de Melo, da cidade de Fortaleza- CE


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2421 - FRANCISCA MARIA DE SOUZA RAMOS LOPES
Externo à Instituição - PAULO HENRIQUE PRESSOTTO - UEMS
Externo à Instituição - ZAIR HENRIQUE SANTOS - UFOPA
Notícia cadastrada em: 27/06/2023 10:21
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern