Banca de QUALIFICAÇÃO: IVANISA DIAS DE SALES

DISCENTE : IVANISA DIAS DE SALES
DATA : 26/07/2023
LOCAL: Virtual, google meet

PRÁTICAS DE LEITURA E DE ESCRITA EM AMBIENTES DIGITAIS: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO DIGITAL NA EJA

Ensino de Português. Letramento digital. EJA-anos finais.

A escola continua sendo, indiscutivelmente, um espaço onde entendemos ser possível colaborar para uma formação crítica, buscando favorecer reflexão e ação em busca do fortalecimento da cidadania daqueles que nela estão inseridos, ainda que tardiamente. Acreditando que a possibilidade de utilização de ferramentas digitais, para a prática de leitura e produção textual em turmas de EJA, podem contribuir  significativamente para que essa prática se concretize com maior eficácia, essa pesquisa tem como objetivoanalisar a contribuição das práticas de letramento digital para o desenvolvimento da leitura e da escrita de alunos de uma turma de EJA-anos finais. Para tanto, foi realizado um estudo pautado na pesquisa intervenção por meio da qual construímos nossos dados para posterior análise. Foram realizadas oficinas ancoradas em práticas de letramento que fazem parte do dia a dia de nossos alunos e trabalhamos alguns gêneros necessários para participação efetiva nessas práticas. Nosso embasamento teórico se fortalece a partir do que se pensa sobre leitura e escrita Freire (1989), Marcuschi (2002, apud COSCARELI; RIBEIRO, 2021), sobre letramento em Soares (1998, 2002) e em Oliveira (2014), sobre letramento digital em Rojo (2019), em Coscarelli e Ribeiro (2021), em Ribeiro (2021), sobre letramentos sociais em Street (2014), dentre outros. Esperamos com os resultados construídos nesse estudo contribuir para os estudos de letramento digital na EJA e, de modo mais pontual, entendemos ser possível colaborar com as práticas pedagógicas voltadas para o letramento de nossos alunos do Centro de Educação de Jovens e Adultos Professor Milton Cunha.

Presidente - 2426 - ANDRÉA JANE DA SILVA
Interna - 2421 - FRANCISCA MARIA DE SOUZA RAMOS LOPES