PRÁTICAS LEITORAS E A EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NA ESCOLA
Discurso. Diversidade étnico-racial. Leitura. Multiculturidade.
Problematizar a temática da diversidade étnico-racial na escola é uma das formas de ampliar a
compreensão acerca da história do povo negro em nosso país, como também um grande desafio para
parte dos educadores. Posto que, mesmo circulando em âmbito nacional, a lei 10.639/2003 e suas
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de
História e Cultura Afro-Brasileira e Africana a qual implementa e orienta a obrigatoriedade do estudo
da história e cultura afro nos currículos escolares, muitos programas de ensino ainda não inseriram no
currículo escolar estudos sistematizados a esse respeito. Nesse sentido, este trabalho se propõe discutir
práticas de linguagem que respeitem e valorizem a diversidade, identidade e autoestima dos alunos
negros. Metodologicamente, faz-se uso de uma abordagem qualitativa-interpretativista (MOITA-
LOPES, 1994). A materialidade para a análise discursiva será a partir de recortes das obras literárias
Leiza, um conto de Cabelos (SILVA, 2017), Refazendo o caminho, um reencontro com a nossa
história (COLAÇO, 2017) e Zaki (PINTO, 2017), as quais têm inspirações nas vivências realizadas
no âmbito do Projeto Beberibe Multicor: por uma infância sem racismo (LIMA, 2015). A abordagem
respalda-se em teorizações sobre leitura e produção de sentidos (PECHEUX, 1997, 2008 e
ORLANDI, 2008, 2013) e racismo (ALMEIDA, 2018; CAVALLEIRO, 2001 e MUNANGA, 2005).