Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA IVONEIDE TEIXEIRA MOTA

DISCENTE : MARIA IVONEIDE TEIXEIRA MOTA
DATA : 28/09/2023
LOCAL: Google meet

PRODUÇÃO ESCRITA COMO POSSIBILIDADE DE REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA: um estudo numa turma de 7o ano

Ensino de Português. Oficinas de produção textual. Gramática contextualizada.

O ensino de Português no Brasil tem sido alvo de constantes pesquisas e reflexões ao longo das últimas décadas. Embora observemos diversos avanços no que tange às orientações metodológicas, ainda persistem diversas dificuldades em implementar um ensino que atenda satisfatoriamente às necessidades de alunos para que possam exercer adequadamente sua cidadania por meio do uso da linguagem, oral ou escrita. Assim sendo, este estudo volta seu foco para o ensino de gramática buscando, dentro das possibilidades, sua contextualização por meio das práticas de escrita. O nosso objetivo principal é analisar as possibilidades de realização de práticas de análise linguística com base na produção textual dos alunos do 7º ano da Escola de Ensino Fundamental São Pedro. A metodologia utilizada para alcançar esse objetivo se ancora na pesquisa intervenção, segundo a qual realizamos oficinas, conforme segue: a. identificação do problema de uso da linguagem; b. elaboração das oficinas; c. oficina 1: apresentação da situação problema e gênero; oficina 2: atividade de produção textual; oficina 3: atividade de análise linguística/gramática; oficina 4: atividade de reescrita; e análise comparativa das duas versões. Esperamos com os resultados aqui obtidos, de modo macro, contribuir para a reflexão sobre o ensino de gramática de forma contextualizada; e de forma mais local avançar nas possibilidades de melhoria das práticas de ensino de Português na escola em que atuamos.

Interna - 2426 - ANDRÉA JANE DA SILVA
Interna - 12245 - GUIANEZZA MESCHERICHIA DE GÓIS SARAIVA MEIRA