Banca de DEFESA: CINTHIA HILLARIA SILVA DO NASCIMENTO

DISCENTE : CINTHIA HILLARIA SILVA DO NASCIMENTO
DATA : 30/10/2023
LOCAL: ONLINE, via meet UERN

Aula de português a partir da produção do gênero crônica: uma proposta de intervenção

Texto. Produção de texto. Gênero crônica. Sequência didática.

O gênero Crônica é abordado nesta pesquisa numa perspectiva de ensino intertextual para a identificação e produção de texto. A proposta consiste em uma sequência didática em adaptação ao modelo de proposta de sequência didática por Dolz, Noverraz, Schneuwly (2004). As atividades objetivam promover auxílio a professores de Língua Portuguesa da Rede Básica de Ensino e envolvimento de alunos de 7º a 9º ano numa abordagem de identificação de crônicas em letras de músicas. Espera-se que esta estratégia de identificação e produção de texto possibilite uma aula prazerosa e exitosa para ambos. Expectativa traçada com base nos pressupostos teóricos de Azeredo (2018); Silva (2012); e Koch (2006) acerca dos gêneros do discurso e a relação do sujeito e o texto; Geraldi (2011), sobre a produção de texto na escola, o destino e a avaliação desses textos; Porto (2009), defendendo um trabalho com a gramática exitoso através do texto; Antunes(2003), refletindo com constatações sobre a prática da aula de português; bem como os Parâmetros Curriculares Nacionais -PCN (BRASIL,1998) e a Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL,2018) que suportarão as demandas propositivas desta pesquisa.

Externa à Instituição - MARIA DE JESUS MELO LIMA
Interna - 2426 - ANDRÉA JANE DA SILVA