Banca de DEFESA: CARLA SAMILE LIMA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CARLA SAMILE LIMA DE SOUSA
DATA : 21/11/2023
HORA: 19:30
LOCAL: ONLINE, via meet UERN
TÍTULO:

ENTRE ORALIDADE, ESCRITA E PERFORMANCES: GÊNERO TUTORIAL EM VÍDEO E PRÁTICAS DE LETRAMENTO PARA ALÉM DO CONTEXTO ESCOLAR.


PALAVRAS-CHAVES:

Oralidade e escrita. Performances. Gênero tutorial em vídeo.


PÁGINAS: 110
RESUMO:

Concebendo a escola não só como um lugar onde convivemos e aprendemos uns
com os outros, mas como um espaço onde exercemos o diálogo e desenvolvemos a
cidadania, pautamos este estudo na concepção de linguagem como prática social de
comunicação entre os indivíduos. O objetivo principal desta dissertação é promover
reflexões teórico-práticas atinentes ao ensino-aprendizagem da oralidade e da
escrita, sugerindo estratégias de melhores performances para desenvolver práticas
produtivas de leitura, escrita e oralidade. Visando atingi-lo, adotamos uma
abordagem qualitativa, com base nos estudos de Godoy (1995), Martins (2004),
Denzin e Lincoln (2006) e seguimos a metodologia de pesquisa-ação, com base em
Thiollent (1986) que é realizada com o propósito de produzir conhecimentos,
participar de novas experiências e promover discussões sobre as questões
abordadas na pesquisa. A fundamentação teórica deste trabalho está pautada nos
estudos de Antunes (2003), referentes ao ensino-aprendizagem da linguagem; em

Fávero, Andrade e Aquino (2000), Ferreira Junior e Forte-Ferreira (2020), no tocante
à oralidade e à escrita; em Marcuschi (2005 e 2010), Bakhtin (1977 e 2003), Grijó
(2012), Dell’Isola (2012), acerca  dos gêneros textuais/discursivos e seus aspectos
sociodiscursivos; em Benfica (2012), Rojo e Barbosa (2015), no que concerne à
multimodalidade, dando ênfase ao gênero tutorial em vídeo; em  Pagnoncelli (2008),
relativo às questões de democratização do acesso às novas tecnologias; em
Kleiman (1995) e Cabral (2016 e 2019), no que se refere ao Letramento e as
Oficinas de Letramento. Ao desenvolver este estudo foi possível tecer reflexões
fecundas relativas ao ensino-aprendizagem da oralidade e da escrita, demonstrando
a necessidade de a escola efetivar melhores performances concernentes a esse
ensino, notadamente o da oralidade. Além disso, com base nas análises dos dados
construídos, Oficinas de Letramento foram criadas e apresentadas como sugestões
para a realização de performances mais produtivas de ensino-aprendizagem da
leitura, da escrita e da oralidade, em sintonia com as novas tecnologias. Os
resultados dos estudos possibilitaram o alcance do objetivo vislumbrado.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA VIEIRA - UFRN
Interna - 2682 - MARLUCIA BARROS LOPES CABRAL
Interna - 6082 - NÁDIA MARIA SILVEIRA COSTA DE MELO
Notícia cadastrada em: 16/11/2023 12:19
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