Banca de DEFESA: ALDO GUILHERME DA SILVA

DISCENTE : ALDO GUILHERME DA SILVA
DATA : 22/02/2024
LOCAL: Campus avançado de Assu

CÍRCULOS DE LEITURA MACHADIANOS: FORMAÇÃO DE LEITORES LITERÁRIOS NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Letramento literário. Contos. Machado de Assis. Círculos de leitura.

A pesquisa Círculos de leitura machadianos: formação de leitores literários no 9º ano do ensino fundamental tem como objetivo analisar prática de letramento literário, por meio dos círculos de leitura, com contos de Machado de Assis, a fim de contribuir para a formação de estudantes leitores no 9º ano do ensino fundamental, na Escola Municipal Prefeito Francisco Barbosa da Câmara na cidade de Jardim de Angicos/RN. O desdobramento do objetivo geral aponta para ações específicas sendo a primeira entender a função da literatura no processo de ensino-aprendizagem de leitura na escola. Em seguida, identificar desafios e possibilidades do trabalho didático-pedagógico com o letramento literário na disciplina de Língua Portuguesa nos anos finais do Ensino Fundamental. E ao final possibilitar, por meio círculos de leitura literárias, a construção e ampliação dos sentidos da leitura literária na escola. Para tanto, como aporte teórico, utilizamos Zilberman (2012), Amorim (2022) e Durão e Cechinel (2022), Koch e Elias (2010), Zilberman (2009), Jouve (2012), Dalvi (2013) e Rouxel (2013) para compreender a presença da literatura na escola e suas implicações ao processo de leitura. Além disso, para conceituar atividade de Leitura literária tomamos como base: Paulino e Cosson (2009) letramento literário como prática pedagógica baseado nas orientações de Cosson (2007), (2014), (2020) e (2021). A metodologia utilizada está fundamentada a partir dos Círculos de leitura e letramento literário propostos por Cosson (2014) e (2021). Para a realização dos círculos de leitura foram selecionados os contos: “O caso da Vara”, integrante da obra Páginas Recolhidas (1899), e “Pai contra mãe”, publicado em Relíquias de Casa Velha (1906), ambos de autoria de Machado de Assis. Os resultados apontaram que os círculos de leitura, por meio de três eixos integradores, a saber: o estabelecimento de uma comunidade de leitores, a ampliação do contato do aluno com texto literário efetivado por meio da experiência de leitura e, por fim, o papel da escrita na interação com a literatura obtida na transcrição dos diários de leitura, podem se configurar como uma estratégia pedagógica produtiva para formar leitores na educação básica.

Presidente - 586.055.684-53 - CASSIA DE FATIMA MATOS DOS SANTOS - IFRN
Interno - 1313 - FRANCISCO AFRÂNIO CÂMARA PEREIRA