Banca de DEFESA: LEILA LEITE SANTANA

DISCENTE : LEILA LEITE SANTANA
DATA : 04/04/2024
LOCAL: Sala 27

COMPREENSÃO AUDITIVA EM ESPANHOL A PARTIR DO GÊNERO PODCAST: PERCEPÇÕES DOCENTES E DISCENTES E PROPOSTA DE UNIDADE DIDÁTICA

Língua espanhola; Compreensão auditiva; Podcast.

O uso do podcast no ensino de espanhol como língua estrangeira (ELE) pode possibilitar o aprimoramento da compreensão auditiva dos alunos, oferecendo mais uma possibilidade de contato com o idioma estudado, enquanto promove a autonomia e o engajamento por meio de conteúdo variado e acessível. Neste sentido, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as especificidades do uso de podcasts no ensino e aprendizagem da compreensão auditiva em espanhol como língua estrangeira em ambientes educacionais brasileiros. Para isso, delineamos três objetivos específicos: i) Descrever as percepções de professores brasileiros de espanhol sobre o ensino da compreensão auditiva por meio de podcasts. ii) Apresentar as percepções de estudantes brasileiros de espanhol sobre a aprendizagem da compreensão auditiva por meio de podcasts. iii) Propor uma unidade didática com orientações para o desenvolvimento da compreensão auditiva em língua espanhola. A pesquisa está fundamentada teoricamente nas contribuições de Bordón (2001), Abella (2002), Souza (2018) e Moraes (2022), para o ensino e a aprendizagem da compreensão auditiva em aulas de ELE. Em Richards e Rogers (2003), Berges (2005), Levis (2005), Cubillo, Keith e Salas (2005), Jalil e Procailo (2009) e Schneider (2010), quando abordamos sobre o tratamento da compreensão auditiva em diferentes abordagens e métodos de línguas estrangeiras. Em Marcuschi (2005), Leite e Silva (2015), Garafalo (2018), Meyer (2020) e Simão (2022), no que diz respeito aos gêneros textuais digitais em aulas de línguas estrangeiras. Em Barros e Menta (2007) e Bakhtin (2011) para justificar o porquê identificamos neste trabalho o podcast como um gênero digital. Por fim, a partir de Forbes (2011), Tumolo (2014), Elekai et al. (2019), discutimos sobre as especificidades do podcast em aulas de ELE com foco no desenvolvimento da compreensão auditiva. A dissertação em questão trata-se de um estudo em linguística aplicada, de natureza qualitativa e descritiva, que visa ampliar os estudos sobre o uso de podcasts no ensino de compreensão auditiva em espanhol. O método incluiu a aplicação de questionários online, destinados a professores e alunos para a análise de suas percepções em relação ao uso do podcast para, por fim, propormos práticas, por meio de uma unidade didática, para aulas de língua espanhola com o intuito de aprimorar o ensino e a aprendizagem da compreensão auditiva utilizando podcasts. A partir dos resultados obtidos, os participantes demonstraram uma variedade de percepções sobre o uso de podcasts no ensino de espanhol como língua estrangeira, com professores destacando benefícios e preocupações, enquanto os alunos enfatizaram a necessidade da melhoria da compreensão auditiva e a vantagem da flexibilidade oferecida por essa ferramenta. A maioria dos participantes mostraram interesse em integrar os podcasts às práticas de ensino e aprendizagem, refletindo uma conscientização sobre a importância da inovação educacional. Os resultados sugerem, ainda, uma disposição para explorar novas estratégias de ensino de línguas em um contexto digital, embora também deixem explícitos a necessidade de uma abordagem que combine diferentes métodos de ensino adequando-se à realidade específica dos alunos e das instituições de ensino.

Presidente - 6137 - TATIANA LOURENÇO DE CARVALHO
Externa ao Programa - 3802 - MARIA SOLANGE DE FARIAS