Banca de QUALIFICAÇÃO: LEILA LEITE SANTANA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LEILA LEITE SANTANA
DATA : 04/10/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Ambiente virtual de vídeo conferência
TÍTULO:

O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO AUDITIVA ATRAVÉS DO USO DO PODCAST NO ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Espanhol; Compreensão auditiva; Podcast; Gírias e expressões idiomáticas.


PÁGINAS: 40
RESUMO:

O estudo destaca o desenvolvimento da compreensão auditiva no ensino da língua espanhola como língua estrangeira (ELE) por meio do podcast com foco em gírias e expressões idiomáticas. O objetivo geral desta pesquisa é analisar como o podcast pode auxiliar no ensino e na aprendizagem da compreensão auditiva de espanhol como língua estrangeira. De forma mais detalhada, os três objetivos específicos do trabalho são: i) Conhecer as percepções de professores brasileiros de espanhol sobre o ensino da compreensão auditiva, especialmente de gírias e expressões idiomáticas, por meio de podcasts. ii) Identificar as percepções de estudantes brasileiros de espanhol sobre a aprendizagem da compreensão auditiva, especialmente de gírias e expressões idiomáticas, por meio de podcasts. iii) Propor orientações aos docentes, através de uma cartilha digital, para auxiliar no ensino de espanhol por meio de podcast para o desenvolvimento da compreensão auditiva. A pesquisa está fundamentada teoricamente nas contribuições de Moraes (2022), Bordón (2001), Abella (2002) e Souza (2018), ao tratarmos do ensino e aprendizagem da compreensão auditiva em aulas de ELE, em Freitas et al. (2018), Perini (2010), Petri (2006), Bagno (2012), Senefonte (2013), Ortiz Álvarez (2002) e Nogueira (2008), no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem de gírias e expressões idiomáticas em aulas de ELE, por fim, em Marcuschi (2005), Simão (2022), Barros e Menta (2007), Bakhtin (2011), Elekaei et al., Tumolo (2014) e Forbes (2011) para abordar o podcast como um gênero digital e suas especificidades. Adotamos uma abordagem qualitativa e natureza descritiva no estudo. Como resultado, esperamos compreender como o podcast pode auxiliar no desenvolvimento da compreensão auditiva de ELE, focando em gírias e expressões idiomáticas. Assim, através de respostas de docentes e discentes de espanhol a um questionário pretendemos analisar suas percepções em relação ao uso do podcast para, por fim, oferecermos propostas práticas, por meio de uma cartilha digital, a serem trabalhadas em aulas de línguas espanhola para aprimorar o ensino e a aprendizagem da compreensão auditiva, especialmente empregando gírias e expressões idiomáticas, utilizando podcasts.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 6137 - TATIANA LOURENÇO DE CARVALHO
Externo ao Programa - 11388 - JOSE RODRIGUES DE MESQUITA NETO
Externa ao Programa - 3802 - MARIA SOLANGE DE FARIAS
Externo à Instituição - Lucineudo Machado Irineu - UECE
Notícia cadastrada em: 02/10/2023 11:23
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UERN - (84) 3315-2222 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - app02-uern.info.ufrn.br.app02-uern