Banca de QUALIFICAÇÃO: CRISLAINNY DAYANNY DE OLIVEIRA DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CRISLAINNY DAYANNY DE OLIVEIRA DANTAS
DATA : 22/12/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

QUEM CONHECE (DES) APROVA? ENTRE VONTADES DE VERDADE E ESTRATÉGIAS BIOPOLÍTICAS EM PRODUÇÕES DISCURSIVAS MIDIÁTICAS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO


PALAVRAS-CHAVES:

Discurso. Novo Ensino Médio. Biopolítica. Vontade de verdade.


PÁGINAS: 54
RESUMO:

Nos últimos anos, a educação brasileira tornou-se palco de grandes embates e discussões acerca da reforma do Ensino Médio, sancionada através da Lei 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9394/1996) e instituiu mudanças na estrutura curricular dessa etapa escolar. Em vista disso, a temática passou a ser amplamente discursivizada em todas as instâncias midiáticas e que nos chama atenção pela discrepância nas diferentes formações discursivas que discutem sobre a medida, nas quais há sujeitos com posicionamentos contrários ou favoráveis. Partindo do exposto, o objeto de estudo deste trabalho são os discursos midiáticos em torno do Novo Ensino Médio. Por essas questões, nosso objetivo geral reside em analisar produções midiáticas sobre o NEM, enquanto um acontecimento discursivo permeado por estratégias biopolíticas e vontades de verdade, mobilizando sentidos articulados ao enunciado “Novo Ensino Médio, quem conhece aprova!”, em formações discursivas que congregam posições de sujeitos que aprovam ou resistem à reforma educacional. Para tanto, nos ancoramos teoricamente na Análise do Discurso de vertente francesa, especificamente nos estudos foucaultianos (1976, 1988, 1995, 1996, 2004, 2004a, 2006, 2008 e 2010), uma vez que embasamo-nos em seus conceitos, tais como: discurso, sujeito, enunciado, formação discursiva, arquivo, saber, poder, resistência, biopoder, biopolítica e governamentalidade. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo-interpretativo, de natureza qualitativa, através do método arqueogenealógico. Para o corpus selecionamos 14 (cartorze) materialidades discursivas que circulam no campo discursivo midiático, uma vez que nos importa compreender as condições de emergêngia do discurso sobre o Novo Ensino Médio e como essas discursividades mobilizam sentidos sobre a educação na sociedade contemporânea. Os resultados das análises apontam que os discursos sobre a Reforma do Ensino Médio são marcados por uma série de posicionamentos díspares, que resultam das vontades de verdade que as sustentam. Dessa forma, podemos observar, se por um lado, os sujeitos resistem às mudanças no sistema de educação, propalando dizeres contrários, por outro, surgem os que são de acordo e manifestam-se favoráveis à reforma. Não obstante dessas percepções, as investigações também nos possibilitaram compreender como o governo atua por meio da biopolítica, através de campanhas midiáticas, utilizando de técnicas e procedimentos específicos para regulamentar e disciplinar os sujeitos envolvidos no processo educacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 5364 - MARIA ELIZA FREITAS DO NASCIMENTO
Interno - 074.594.844-82 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA - UFERSA
Externo ao Programa - 11392 - JOSE GEVILDO VIANA
Notícia cadastrada em: 22/12/2023 08:36
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