Banca de DEFESA: EIANNY CECÍLIA DE ABRANTES PONTES E ALMEIDA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EIANNY CECÍLIA DE ABRANTES PONTES E ALMEIDA
DATA : 01/03/2024
LOCAL: Webconferência
TÍTULO: Processos referenciais na construção da modalidade polêmica em discursos sobre a vacinação da covid-19: um estudo de tuítes publicados pelo deputado Osmar Terra
PALAVRAS-CHAVES: Linguística Textual. Referenciação. Argumentação. Polêmica. Tuíte.
RESUMO: Os estudos mais recentes no campo da Linguística Textual (LT) têm mantido um diálogo intrínseco entre os aspectos textuais e a argumentação, especialmente, no tocante à referenciação. Nesse contexto, considerando a importância do diálogo entre as vertentes teóricas para a compreensão e interpretação dos textos, bem como para o entendimento dos enunciados produzidos, investigamos a interface entre a referenciação e a argumentação, buscando compreender como essa relação se estabelece no campo da LT e quais as implicações desse diálogo nos vieses argumentativos dos textos. Assim, surgiu o anseio de analisar, a partir do emprego de processos referenciais, o objeto de discurso vacina e os fatos a ele vinculados, discutindo, com base na modalidade polêmica, como os direcionamentos argumentativos em torno dessa entidade foram construídos. Nosso corpus de análise consiste em tuítes publicados na página do deputado Osmar Terra, que têm como referência central questões relacionadas ao processo de vacinação contra a covid-19 e apresentam discursos antivacina. Coletamos tuítes postados na rede social do parlamentar ao longo de um ano. Em seguida, realizamos a seleção para a pesquisa, focando nos tuítes publicados nos meses de abril e maio de 2022, além de janeiro e fevereiro de 2023, totalizando 40 tuítes analisados. Essa escolha foi baseada na observação de uma regularidade de referentes relacionados à questão principal, além da possibilidade de analisar diferentes períodos presidenciáveis. O trabalho constitui um estudo exploratório, com características de pesquisa qualitativa e método dedutivo, e nos permite observar que as marcas argumentativas se manifestam através de processos referenciais, como as formas nominais, introduções referenciais e anáforas indiretas. Desse modo, investigamos os processos referenciais e analisamos como os objetos de discurso são (re)categorizados de acordo com o projeto de dizer do produtor, revelando, por meio de escolhas linguísticas, a modalidade polêmica. Fundamentamo-nos nas concepções teóricas de Amossy (2017) para compreendermos a noção de argumentação nos discursos, bem como as peculiaridades da modalidade polêmica. Ampliando a visão entre a argumentação e a LT, seguimos os estudos teóricos do grupo PROTEXTO, discutidos por Cavalcante e os demais pesquisadores (CAVALCANTE et all., 2020; 2022). Para a compreensão de texto como um processo que se constitui no discurso, adotamos as concepções de Koch (2015a), Fávero e Koch (1988), entre outros autores, e nos estudos de Mondada e Dubois (2015), Cavalcante; Custódio Filho; Brito (2014), Cavalcante (2014), Koch (2015b), dentre outros aportes que destacam a importância de se compreender a referenciação como uma atividade discursiva. O estudo indica que os processos referenciais são formas estratégicas de conduzir o viés argumentativo do texto, contribuindo com o propósito de dizer do enunciador. Além disso, por meio de estratégias textuais, os traços da modalidade polêmica ficam delimitados, sendo possível observar a dicotomização de teses, a desqualificação do oponente e a polarização social.
Presidente - 3354 - LIDIANE DE MORAIS DIOGENES BEZERRA
Interno - 074.594.844-82 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA - UFERSA