Banca de DEFESA: RAMON ROSENO ALVES

DISCENTE : RAMON ROSENO ALVES
DATA : 28/03/2024
LOCAL: PROPPG/UFERSA

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E REFORMA DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE UMA ESCOLA DO CAMPO DE SERRA DO MEL - RN

Base Nacional Comum Curricular. Reforma do Ensino Médio. Currículo. Educação do Campo. Ensino de Ciências Humanas e Sociais.

Esta pesquisa se direciona para o debate acerca da Base Nacional Comum Curricular e da Reforma do Ensino Médio, considerando a área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em uma escola do campo. Neste sentido, definiu o seguinte problema investigativo: como vem sendo implementada a Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio na Escola Estadual Padre José de Anchieta, Serra do Mel – RN, na percepção de professores da área de ciências humanas e sociais aplicadas? Como objetivo geral, demarca: analisar a implementação da Base Nacional Comum Curricular e da Reforma do Ensino Médio na Escola Estadual Padre José de Anchieta, Serra do Mel – RN, na percepção de professores da área de ciências humanas e sociais aplicadas. No que concerne aos objetivos específicos, referenciam-se: (i.) evidenciar as percepções de professores da área de ciências humanas e sociais aplicadas acerca da implementação da BNCC e da Reforma do Ensino Médio na Escola Estadual Padre José de Anchieta, Serra do Mel – RN; (ii.) perceber, a partir das percepções dos professores da área de ciências humanas e sociais aplicadas, as implicações da BNCC e da Reforma do Ensino Médio para a escola do campo; e (iii.) investigar práticas pedagógicas de docentes da área de ciências humanas e sociais aplicadas, considerando a BNCC para o Ensino Médio. Em se tratando da dimensão metodológica da pesquisa, o estudo caracterizou-se por meio da abordagem qualitativa. A pesquisa se tipificou como um estudo de caso. Como técnica central para a produção de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas. Do estudo, participaram quatro docentes que atuam no Ensino Médio nas disciplinas de História, Geografia, Sociologia e Filosofia, bem como um profissional da gestão escolar (vice-direção). Pontua-se que, realizou-se, de forma complementar, a análise de documentos curriculares oficiais, como o texto da BNCC e do Referencial Curricular Potiguar. Como técnica de análise de dados, fez-se uso da análise textual discursiva. Considera-se que este estudo dissertativo permeia o campo do currículo e delineou-se, teoricamente, com autores de base crítica, a saber: Sena (2019), Aguiar (2018), Mueller (2018), Campos (2012), Beltrão (2019), Simões (2017), Motta e Frigotto (2017), Ramos e Frigotto (2016), Saviani (2011), entre outros. Como conclusão, arrola-se que os professores da área de ciências humanas e sociais vivenciam dificuldades na compreensão e, principalmente, no contexto da implementação da BNCC e outros documentos normativos, como o Referencial Curricular Potiguar, na escola e em sala de aula. Eles percebem a BNCC articulada à formação para o mercado de trabalho, ao mesmo tempo se sentem limitados no sentido de seguirem, na docência, o que prescreve a BNCC e o Novo Ensino Médio, uma vez que se foca, quase que exclusivamente, no ensino de ciências humanas e sociais para o desenvolvimento de competências e não para a formação humana e integral dos estudantes. A Educação do Campo é, nesse cenário, na perspectiva dos professores, anulada, tal como aconteceu na maior parte da história da educação brasileira. Em se tratando da gestão escolar, avalia-se que há um desentendimento e distanciamento à crítica nacional sobre a BNCC erguida amplamente por diferentes instâncias representativas da Educação. Ao passo em que se visualiza tal questão, se constata o esforço coletivo em exercer o Novo Ensino Médio na escola do campo.

Presidente - 057.356.934-76 - EMERSON AUGUSTO DE MEDEIROS - UFERSA
Externo à Instituição - FRANCISCO THIAGO SILVA - UnB