Banca de DEFESA: FRANCISCA GOMES DA SILVA

DISCENTE : FRANCISCA GOMES DA SILVA
DATA : 28/03/2024
LOCAL: Plataforma Google Meet

NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM ESTUDANTES PRIVADOS DE LIBERDADE NA PENITENCIÁRIA DE CAICÓ/RN

Ensino; Educação de Jovens e Adultos; privação de liberdade; narrativas autobiográficas; reintegração social.

Esta pesquisa, no contexto da Educação de Jovens e Adultos, de cunho qualitativo-interpretativo, volta o seu olhar para o ensino de alunos em situação de privação de liberdade. De que forma a inserção das narrativas autobiográficas pode contribuir com a educação e formação de jovens e adultos em situação de privação de liberdade? Tal questionamento impulsionou a pesquisa, que tem como objetivo primordial analisar de que forma a inscrição da narrativa autobiográfica pode contribuir na melhoria da Educação de Jovens e Adultos em situação de privação de liberdade. Para tanto, a fundamentação teórica ancora-se na concepção de Freire (2014), Delory-Momberger (2014), Passeggi (2014) e Foucault (1987) e a metodológica em Bauer e Gaskell (2002), a partir dos preceitos das entrevistas narrativas. A pesquisa foi realizada no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos Senador Guerra, que funciona no interior da Penitenciária Estadual do Seridó, localizada na cidade de Caicó (RN). Participaram cinco estudantes. Os resultados da pesquisa destacam a importância crucial da educação no contexto prisional como uma ferramenta poderosa para a transformação pessoal e social. As estratégias propostas, baseadas nas autobiografias de Rogério, Odson, Jean, Ítalo e Eduardo, oferecem insights práticos sobre a aplicação da abordagem pedagógica de Paulo Freire tanto no sistema prisional quanto em contextos educacionais mais amplos, evidenciando os benefícios da educação na Educação de Jovens e Adultos (EJA) para pessoas em situação de privação de liberdade. Esses benefícios abrangem a promoção da reflexão e autoconhecimento, inspiração, desconstrução de estereótipos, defesa por mudanças no sistema prisional, desenvolvimento de habilidades de escrita e comunicação, cultivo de uma cultura de aprendizado na prisão e integração efetiva com o currículo da EJA.

Externo à Instituição - FREDERICO JORGE FERREIRA COSTA - UECE
Interno - 074.594.844-82 - FRANCISCO VIEIRA DA SILVA - UFERSA