Banca de DEFESA: AFONSO JAMPIERRY SILVEIRA DE ALMEIDA

DISCENTE : AFONSO JAMPIERRY SILVEIRA DE ALMEIDA
DATA : 09/04/2024
LOCAL: Faculdade de Educação-FE, Campus Central da UERN

ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL NO CEARÁ: A construção do currículo de qualidade sob a perspectiva docente na EEMTI Menezes Pimentel

Escola em tempo integral; Currículo de qualidade; Prática docente.

O presente trabalho, de caráter qualitativo, aborda discussões sobre a construção deum currículo de qualidade na perspectiva docente. Por ser uma política emexpansão no cenário educacional brasileiro, o objeto de pesquisa foi relacionado àproposta de ensino em tempo integral da rede pública de ensino do estado doCeará, no período de 2016 a 2023, com foco na região do Maciço de Baturité, nacidade de Pacoti, mais precisamente na Escola de Ensino Médio em Tempo IntegralMenezes Pimentel, que constitui o local da pesquisa. Com esse estudo, busca-secompreender como ocorre a compreensão, recontextualização e construção de umcurrículo que busca qualidade no ensino e na aprendizagem sob a perspectiva dodocente. Para tanto, parte-se da ideia dos contextos e conceitos relacionados aocurrículo, descrevendo historicamente o caminho percorrido pela política daeducação em tempo integral no Brasil e no estado do Ceará. Dessa maneira, traz-sepor meio da relação entre autonomia escolar e currículo, da observância daparticipação docente na construção do currículo adotado na escola e discussões queanalisam e subsidiam a qualidade curricular. Trazendo à tona a contribuição, com avisão teórica pós-estruturalista, da ótica de renomados curriculistas como Ball,Lopes e Macedo, e Silva que nos fazem compreender que o contexto da prática éonde a política está sujeita à interpretação e recriação, capaz de produzir efeitos econsequências que podem representar mudanças e transformações significativas napolítica original. Analisa-se a voz dos educadores, utilizando como método base aentrevista semiestruturada, além da abordagem teórica, a análise dos documentosoficiais que norteiam a política da escola de ensino médio em tempo integral noCeará. Em conclusão, o estudo sobre a construção de um currículo de qualidade naconcepção docente revela a complexidade e a importância desse processo para amelhoria da educação. A partir das discussões e análises realizadas, foi possívelcompreender que um currículo de qualidade não se limita à seleção de conteúdos,mas envolve uma série de aspectos interligados que impactam diretamente aaprendizagem e o desenvolvimento dos alunos. Após as entrevistas e análise dosdocumentos, percebe-se que os professores estão cada vez mais engajados nadiscussão sobre o currículo, buscando integrar diferentes áreas do conhecimento epromover uma aprendizagem mais significativa e contextualizada. A participaçãodocente na construção do currículo é fundamental, pois são eles que estão emcontato direto com os alunos e conhecem suas necessidades e realidades.

Externo à Instituição - ELCIMAR SIMÃO MARTINS - UNILAB
Presidente - 5336 - JEAN MAC COLE TAVARES SANTOS