Banca de DEFESA: MARIA DA SAÚDE PINTO DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DA SAÚDE PINTO DA COSTA
DATA : 24/04/2024
HORA: 08:30
LOCAL: Plataforma Google Meet
TÍTULO:

A FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO PROCESSO DE ENSINO COM A
EDUCAÇÃO ESPECIAL


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Básica. Formação Continuada. Educação Especial. Estratégias.


PÁGINAS: 141
RESUMO:

Esta Pesquisa trata do tema da Formação Continuada no processo de Ensino da Educação Básica tendo a modalidade de Educação Especial (E.E.) como ênfase. As questões que despertaram o nosso interesse foram: investigar como vem ocorrendo a Formação Continuada para docentes que atuam no Ensino Fundamental anos iniciais com a modalidade de E.E. da rede pública do Rio Grande do Norte, mais precisamente no município de Apodi; e, quais são as contribuições dessa formação para o processo de qualificação docente? Como objetivo geral delimitamos: discutir os princípios, processos e regularidades que subscreve a Formação Continuada ofertada aos docentes que atuam no contexto do Ensino Fundamental nos anos iniciais com a modalidade de E.E. E como objetivos específicos definimos: interpretar os sentidos e significados que as participantes expressam sobre as suas relações com os processos de ensino na E.E. e a Formação Continuada recebida; identificar alguns dos desafios enfrentados no processo de atuação docente e de Formação Continuada na cotidianidade da E.E. desde as perspectivas das participantes desta pesquisa; e; caracterizar desde o olhar das próprias participantes suas necessidades de Formação Continuada na atualidade. O referencial teórico que
embasa essa investigação trata de diversos temas considerando vários aspectos, tais como: inicia com o Estado do Conhecimento acerca da Formação Continuada direcionada à atuação docente com a modalidade de E.E., em seguida, traz uma contextualização histórica da Educação Básica e apresenta marcos históricos e documentos legislativos referentes à modalidade de E.E. brasileira com fundamento nos autores de Neto (2015); Belther (2017); Brasil (2008) LBI (2015), etc. Sobre o perfil do profissional para atuação com a modalidade mencionada usamos alguns autores: Brasil (1996); Brasil (2014); Honnef, Costas (2012), além de outros. No especifico da Formação Continuada, se tem autores como: André (2002); Imbernón (2009). Para finalizar tem uma discussão sobre algumas estratégias formativas contínuas e os saberes docentes, revisamos textos entre os quais estão: Brasil (2013); Pimenta (2000); Villegas; Caamaño (2016), etc. A abordagem metodológica utilizada é a qualitativa com a qual foi possível compreender os significados atribuídos pelas participantes referentes a Formação Continuada recebida para a atuação na E.E. Na construção das informações foram utilizadas técnicas como as entrevistas e os instrumentos sendo eles os questionários que subsidiaram na coleta daquelas
informações interessadas a nós para o desenvolvimento desta pesquisa, (Gerhardt; Silveira, 2009; Jovchelovitch; Bauer, 2002). No processo de análise foi adotada a perspectiva interpretativa hermenêutica a partir das autoras Quintana e Hermida (2019) resultando assim as categorias que apresentaram os resultados tais como: as características da Formação Continuada que apresenta limitações não atendendo a todas as necessidades formativas docentes para atuar na E.E.; alguns desafios que fazem parte do processo de atuação e de formação contínua no cotidiano docente; a atuação numa dimensão individualista com poucas parcerias e muitas funções, insuficiência formativa para atuar na E.E., falta de formação específica sobre E.E., a  complexidade no atendimento dos alunos da E.E. na sala comum, a ausência de incentivos formativos caracterizado pela desvalorização profissional, e outros. Como conclusão se deriva que o processo de Formação Continuada para a atuação docente na E.E. tem sido insuficiente dadas as lacunas formativas que permanecem e são refletidas na prática profissional. Entre as recomendações sugeridas estão, entre outras: os órgãos de
nível superior que devem proporcionar desde a formação inicial a vivência de situações práticas além da
teoria; a DIREC em parceria com as escolas públicas promova formações contínuas sobre especificidades da variedade de deficiências mais comuns do nosso entorno; a esfera governamental investir nas entidades formadoras, e na valorização profissional. 


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 5366 - GIOVANA CARLA CARDOSO AMORIM
Externa à Instituição - JACYENE MELO DE OLIVEIRA ARAÚJO - UFRN
Interno - 12222 - MARCELO BEZERRA DE MORAIS
Presidente - 717.273.114-00 - MARIA MARGARITA VILLEGAS GRATEROL - UFERSA
Interno - 054.238.114-14 - SIMONE MARIA DA ROCHA - UFERSA
Notícia cadastrada em: 23/04/2024 14:09
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