Banca de DEFESA: JOÃO COJARDO DA SILVA

DISCENTE : JOÃO COJARDO DA SILVA
DATA : 30/03/2023
LOCAL: Via Plataforma Google Meet

OFICINAS DIDÁTICAS: ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS

Língua Portuguesa. Leitura. Oficinas didáticas. Elementos da narrativa. Conflito gerador.

O trabalho com a língua portuguesa nestes tempos tem oferecido bastantes desafios aos que o fazem. Dentre eles, encontra-se a missão de promover a leitura dentro e fora do espaço da sala de aula para que ela se torne um hábito, mas também sirva ao deleite de novos leitores. Para tanto, é preciso estimular o gosto pela leitura de modo primordial e, mais ainda, fazer com que as leituras realizadas estejam intrinsecamente ligadas à realidade que nos cerca. Fazem-se necessárias ações que façam da leitura algo reflexivo e capaz de compreender o contexto em que os leitores se encontram, formando não apenas meros espectadores, passivos, mas cidadãos ativos diante das leituras que fazem, a ponto de questionar, refletir, propor e intervir. A preocupação com essa premissa se dá a partir do momento em que tivemos a oportunidade de perceber que um considerável número de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola de uma rede municipal de ensino não conseguia compreender bem a estrutura e composição de textos narrativos diversos, a partir de dados, mesmo que não muito específicos, de avaliações externas como a PROVA BRASIL e o SPAECE. Essas avaliações de larga escala revelaram que havia uma dificuldade explícita no reconhecimento de um saber específico que trata do reconhecimento dos elementos de uma narrativa e do conflito gerador do enredo. Porém, com a finalidade de pormenorizar os dados, um diagnóstico fora aplicado por nós, numa das turmas de 8º ano da mesma escola, para podermos precisar, em meio às várias nuances do referido saber, em que quesito se encontravam as maiores dificuldades, predominando as dificuldades acerca do conflito gerador do enredo e do clímax da narrativa em questão na avaliação diagnóstica aplicada. Havendo detectado o problema, fomos imbuídos pelo desejo de saná-lo por meio de uma proposta de intervenção que fosse capaz de ser dinâmica, trabalhando com metodologias ativas e que privilegiassem os 04 eixos da língua: a oralidade, a leitura, a análise linguística (ainda que de forma artificial, uma vez que apenas utilizou-se das estruturas e não da análise minuciosa) e a produção de texto. Para tanto, propusemos oficinas didáticas como forma de prover a aprendizagem desejada. Nosso embasamento teórico se deu por meio dos contributos de Almeida (2013), Antunes (2003), Cafiero (2010), Campedelli (1999), Costa (2001), Fiorin e Savioli (2007), Geraldi (2011), Marcuschi (2008), Paviani e Fontana (2009), Solé (1998), Vieira e Valquind (2002), dentre outros. Os conteúdos produzidos e propostos nas oficinas representam um aporte aos professores de língua portuguesa que terão materiais com maiores detalhes e estratégias para o desenvolvimento de uma práxis mais eficiente e eficaz em sala de aula e, consiste ainda na oferta de suportes teóricos e práticos que proporcionarão um maior aprofundamento a estes profissionais.

Externo à Instituição - CID IVAN DA COSTA CARVALHO
Presidente - 3283 - GILSON CHICON ALVES