Banca de DEFESA: LAURIANA MARTINS DE SOUZA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : LAURIANA MARTINS DE SOUZA
DATA : 12/05/2023
HORA: 14:00
LOCAL: Via Plataforma Google Meet
TÍTULO:

LETRAMENTO CRÍTICO E ORALIDADE NA PERSPECTIVA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA A PARTIR DO GÊNERO TEXTUAL DEBATE REGRADO


PALAVRAS-CHAVES:

letramento crítico; oralidade; sequência didática; debate regrado; Constituição Federal.


PÁGINAS: 113
RESUMO:

Com o avanço dos estudos sobre o letramento, percebeu-se que ele estava ligado mais com a percepção crítica da realidade do que com a simples ação de ler e escrever. Nessa perspectiva crítica, a oralidade pode ser forte aliada, pois conduz os estudantes a refletirem e argumentarem criticamente sobre a realidade em que vivem, principalmente quando o gênero oral em questão é o debate regrado. Ao se desenhar essa pesquisa, surgiu o seguinte questionamento: como desenvolver o letramento crítico e a oralidade, despertando nos alunos a consciência cidadã e a manifestação do pensamento crítico a partir do trabalho com o gênero textual debate regrado? A reflexão provocada por esse questionamento fez surgir objetivos com o intuito de desenvolver o letramento crítico a partir do gênero textual debate regrado. Para compor o corpo da pesquisa se buscou a contribuição dos autores mais estudados nas áreas em questão. Freire (2005; 2021), Soares (2020) e Rojo (2019) auxiliaram no entendimento da percepção crítica do letramento. Marcuschi (2019; 2020) e Bakhtin (2020) contribuíram com os estudos sobre os gêneros textuais. Schneuwly e Dolz (2011) auxiliaram a estruturar a sequência didática e o trabalho com o gênero oral. A abordagem sobre o ensino da Constituição Federal aproximou os textos normativos à prática de sala de aula, neste ponto foram utilizados dissertações e artigos acadêmicos, como o de Câmara (2017). A proposta final deste trabalho é uma sequência didática, a qual se encontra dividida em: apresentação da situação, produção inicial, módulos 1, 2 e 3, e produção final, na qual será proposto o debate regrado. Assim, o presente trabalho sugere uma sequência didática como produto final que pode ser aplicada nos anos finais do Ensino Fundamental II, especialmente no nono ano, a fim de trabalhar o letramento crítico, a partir da oralidade presente no gênero debate regrado, visando aperfeiçoar a vivência cidadã e as manifestações orais dos estudantes. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1639 - JOSÉ ROBERTO ALVES BARBOSA
Interno - 3283 - GILSON CHICON ALVES
Interno - 12931 - ANTÔNIO FELIPE ARAGÃO DOS SANTOS
Externo à Instituição - CID IVAN DA COSTA CARVALHO
Externo à Instituição - HAMILTON PERNINCK VIEIRA - UECE
Notícia cadastrada em: 02/05/2023 09:36
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